Faq – Sobre o CRCMG

Informativos e publicações

Os profissionais da Contabilidade registrados no CRCMG recebem o jornal e os informativos pelo e-mail cadastrado no Conselho. Caso não seja profissional e tenha interesse em receber as publicações, cadastre-se no link https://arch2.crcmg.org.br/lgpd/emails

A versão física da Revista Mineira de Contabilidade (RMC) foi extinta, sendo que a publicação é divulgada somente em versão online.
Para receber a versão online da Revista Mineira de Contabilidade em seu e-mail, acesse o site http://revista.crcmg.org.br e clique na aba “Cadastro”.

Papel institucional

CRCMG é uma autarquia federal criada pelo Decreto-lei nº 9.295/46, que tem como funções registrar, fiscalizar e promover a educação continuada do profissional da contabilidade.
Diante de tantos problemas da classe contábil, o CRCMG tem se pronunciado junto aos órgãos competentes, buscando parcerias que viabilizem e fortaleçam nossas ações. Porém, o tratamento de questões de representatividade não é uma atribuição do Conselho, mas, sim, dos sindicatos e da Federação dos Contabilistas.
Portanto, o canal para enfrentar diretamente este problema é via sindicatos/federação da classe, os quais têm mecanismos para representar seus associados.

Integrantes do CRCMG

A Resolução CRCMG n.º 421/2020 dispõe sobre a seleção e nomeação dos delegados representantes.

Quando há uma vaga para delegado representante, o CRCMG publica edital de seleção, para que os interessados se candidatem, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na resolução supracitada.

Posteriormente, a Comissão Permanente de Seleção de Delegados Representantes do CRCMG apresenta ao Conselho Diretor uma lista tríplice dos candidatos, sendo que o Conselho Diretor definirá quem será o novo delegado, sendo a decisão homologada pelo Plenário.

Ressalta-se que Belo Horizonte e municípios circunscritos não possuem delegacias, considerando que o atendimento é feito pela sede do CRCMG.