Sistema de Gestão da Qualidade

Em sua busca contínua por melhorias e para cumprir seu compromisso com a qualidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) é certificado pela Norma ISO 9001 desde 2005. E, agora, o Conselho obteve a certificação na versão mais recente da norma: a ISO 9001:2015.

A norma ISO, elaborada através de um consenso internacional, estabelece um modelo de gestão da qualidade para que as organizações possam certificar seus sistemas de gestão, a fim de comprovar que atendem plenamente aos requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 foi criada, portanto, para garantir um sistema claro e com qualidade!

A nova versão da Norma, de 2015, trouxe alterações relevantes, com foco no gerenciamento de riscos para agir preventivamente sobre incertezas, isto é, com ênfase na prevenção dos problemas, para reduzir as chances de que eles aconteçam, bem como reduzir e controlar os impactos, caso eles venham a acontecer.

Para ser certificada, a organização deve, entre outros itens: determinar os riscos e oportunidades e tratá-los para que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar os resultados pretendidos; analisar os contextos interno e externo relevantes para o propósito de seu direcionamento estratégico; assegurar que a alta direção demonstre liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade; controlar o desenvolvimento interno; garantir a excelência na prestação do serviço; assegurar que as exigências dos clientes e dos órgãos regulamentadores sejam cumpridas.

O CRCMG espera que, com a certificação ISO 9001:2015, os profissionais da contabilidade e a sociedade tenham maior confiança na gestão, confiabilidade nas informações, agilidade no atendimento das solicitações, maior satisfação em relação aos serviços prestados e garantia quanto à segurança na aplicação dos requisitos regulatórios e estatutários.