Carteira de Identidade Profissional

– Qual é o valor para a emissão da carteira de identidade profissional?

A carteira de identidade profissional em formato digital é gratuita. Já a carteira em formato físico tem um custo de R$40,00. O boleto é específico para a emissão do documento, ou seja, seu valor não inclui a taxa para a solicitação de registro no CRCMG. O nome do beneficiário constante no boleto é o do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 

– Como solicitar a carteira física?

Aqueles que já possuem o registro ativo no CRCMG devem acessar o link https://cadastro.crcmg.org.br/spw/rec/crc/pedidocarteira/login.aspx, inserir o número de registro e a senha da área “Serviços online” para solicitar o documento.

Aqueles que ainda não possuem o registro no CRCMG devem aguardar o deferimento da solicitação e, assim que tiver o número, acessar o link https://cadastro.crcmg.org.br/spw/rec/crc/pedidocarteira/login.aspx, inserir o número de registro e a senha da área “Serviços online” para solicitar o documento.

O prazo para a disponibilização da carteira digital, no app CRCDigital, é de até 5 (cinco) dias úteis após a chegada da documentação informada nas orientações disponíveis no link acima. Já o prazo para a confecção da carteira em formato físico é de até 70 dias após a chegada da referida documentação no CRCMG.

 

– Efetuei o pagamento para a emissão da carteira física antes de a emissão ter sido suspensa, em julho de 2019, e não recebi o documento. Como proceder?

Será necessário solicitar a restituição do valor pago e pagar o novo boleto no valor atual, R$40,00. A solicitação de restituição deve ser encaminhada para o e-mail [email protected] contendo o comprovante de pagamento e os dados bancários para o depósito do valor. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), responsável pela restituição, dará o devido tratamento.

 

– Como solicitar a 2ª via da carteira física?

Acessar o link https://cadastro.crcmg.org.br/spw/rec/crc/pedidocarteira/login.aspx, inserir o número de registro e a senha da área “Serviços online” para solicitar o documento.

 

– Como acessar a carteira digital?

Caso já possua a carteira física emitida posteriormente a 2007 ou receba um e-mail do CRCMG informando que a carteira digital encontra-se disponível, basta fazer o download do app CRCDigital e efetuar o login com usuário e senha utilizados na área “Serviços online”.