Áreas de atuação

As possibilidades de atuação dos profissionais da contabilidade são bastante amplas e, geralmente, estão associadas à evolução da economia e às necessidades demandadas pela administração das entidades públicas e privadas em geral. Os profissionais da contabilidade podem exercer as suas atividades em todo cargo ou função em que se verifique a necessidade de conhecimentos das Ciências Contábeis, principalmente, nas seguintes áreas:

Os profissionais da contabilidade atuam na produção de relatórios contábeis para fornecer informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão e aos usuários interessados. Atuam, também, no planejamento tributário, na apuração de impostos e encargos, no cumprimento das obrigações acessórias, no controle e execução de rotinas trabalhistas, no controle de estoque e patrimônio, na apuração do resultado econômico do negócio, além do controle dos direitos, obrigações, receitas, custos e despesas de uma entidade. Os profissionais da contabilidade podem ser contratados com vínculo empregatício ou como profissionais liberais autônomos ou podem constituir pessoa jurídica para a prestação dos serviços.

Os profissionais da contabilidade atuam na produção de relatórios contábeis para fornecer informações sobre o desempenho e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas, ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social e aos usuários interessados. Atuam, também, no acompanhamento da evolução do patrimônio público e da execução do orçamento, traduzida na arrecadação da receita e na realização da despesa. Os profissionais podem atuar no âmbito público, nas esferas municipais, estaduais e federais, ocupando cargos comissionados ou efetivos.

A auditoria funciona como instrumento de avaliação e controle de riscos nas entidades públicas e privadas. O auditor é responsável por checar os processos e identificar possíveis erros e irregularidades, por meio de análise, exame e certificação das transações registradas. A auditoria contábil é de extrema importância para garantir a legalidade e transparência das finanças e compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. Os auditores podem ser contratados com vínculo empregatício ou como profissionais liberais autônomos ou podem constituir pessoa jurídica para a prestação dos serviços.

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. O perito contador pode ser contratado pelas partes ou indicado por um juiz para elaborar laudos sobre um determinado caso.

A controladoria é a responsável por analisar os desvios nos procedimentos realizados pela entidade em comparação aos padrões estabelecidos para o atendimento à legislação, o cumprimento do planejamento estratégico e operacional, a execução e o controle do orçamento e controle patrimonial, auxiliando a administração na realização de um processo de gestão adequado. O controlador pode atuar no âmbito provado com vínculo empregatício ou pode atuar no âmbito público, nas esferas municipais, estaduais e federais, ocupando cargos comissionados ou efetivos.

A área financeira é uma outra opção de atuação para o profissional da contabilidade, na qual ele é responsável por diversas atividades – desde a gestão do fluxo de caixa das empresas até o subsídio estratégico no processo de tomada de decisões gerenciais. O profissional pode atuar como consultor, gerente ou analista financeiro.
Entre as várias competências e conhecimentos necessários, estão: contabilidade e finanças, ferramentas de controle, estratégias e técnicas de gestão.

O profissional da contabilidade pode trabalhar como professor, ministrando aulas sobre a matéria contábil em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, livres e/ou profissionalizantes. Na área acadêmica, o profissional ainda terá a oportunidade de atuar como pesquisador, desenvolvendo trabalhos e escrevendo artigos para revistas, livros, eventos, boletins e blogs, além da possibilidade de se tornar palestrante ou parecerista, situação em que o profissional é responsável por dar pareceres sobre situações empresariais, tanto no âmbito judicial como na área de negócios.

A contabilidade eleitoral registra e controla o patrimônio da personalidade jurídica do candidato para garantir a transparência na arrecadação e na aplicação dos recursos de campanha. As prestações de contas das campanhas eleitorais que são elaboradas pelos profissionais da contabilidade e apresentadas pelos partidos políticos e seus respectivos candidatos tornaram-se peças importantíssimas para o julgamento da lisura do processo eletivo pela Justiça Eleitoral.