XIX Seminário Internacional CPC debate o aprimoramento das informações contábeis

15 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

O XIX Seminário Internacional CPC de Normas Contábeis Internacionais, organizado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), teve início na manhã desta quarta-feira (14). O evento tem como objetivo discutir e promover o aprimoramento das informações contábeis a partir das discussões de temas relevantes e necessários à elaboração dos relatórios contábeis.

Para atingir tal propósito, o evento traz nessa edição temas como a adoção das informações de sustentabilidade nas demonstrações contábeis, bem como a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) – entidade criada em junho deste ano, conforme estabelecido pela Resolução CFC nº 1.670, que convergirá as normas internacionais de sustentabilidade para o mercado nacional-, criptomoedas, entre outras novidades. Temas costumeiros, como adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS), também estão na pauta de discussões.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e pelo presidente do Conselho Curador do FACPC, Valdir Coscodai. Ambos ressaltaram em suas falas a necessidade de os profissionais de contabilidade se manterem bem-informados e capacitados para atenderem as demandas da economia global, como a questão das práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) que estão em plena difusão e adoção nas organizações em todo o mundo.

“Vamos viver agora um outro momento. Todas as adequações estatutárias e regimentais foram feitas para recepcionar esse novo comitê, o CBPS. Temos agora essa missão de trabalhar na questão da normatização na definição de padrões de informações relacionadas à sustentabilidade, naturalmente alinhadas com as práticas internacionais definidas pelo ISSB”, destacou Aécio Dantas.

Já o presidente do Conselho Curador da FACPC, Valdir Coscodai, destacou ainda a relevância de se promover eventos, como XIX Seminário Internacional do CPC, para auxiliar os profissionais da categoria nessa modernização do conhecimento. “Diante das rápidas e constantes mudanças no cenário global e consequentes buscas de avanços em relação aos relatórios corporativos, a realização desse seminário tem sido fundamental para a discussão e atualização dos profissionais. Reunindo nomes relevantes e sempre com assuntos pertinentes, o evento tem contribuído de forma significativa para os avanços verificados”, afirmou Valdir Coscodai.

As atividades do seminário acontecem ainda hoje (15) e estão sendo transmitas em plataforma fechada, na modalidade on-line. O evento valerá 6 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e fornecerá certificado para aqueles que cumprirem o mínimo de 75% de participação (6 horas).