Vice-Presidência Técnica: conheça a trajetória de Ana Tércia na Contabilidade

9 de fevereiro de 2024

Por Comunicação CFC

Nesta nova gestão (2024/2025), a contadora Ana Tércia Rodrigues foi reconduzida ao cargo de vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ela compartilha sua trajetória de 32 anos na área contábil e os desafios que a profissão enfrenta na busca constante por inovação.

Natural do Rio Grande do Sul, Ana Tércia iniciou sua carreira como colaboradora fiscal no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS) de seu estado natal. Logo após concluir o curso de bacharelado em Contabilidade, mergulhou na atuação prática, marcando o início de uma trajetória profissional notável. Com uma experiência sólida, Ana Tércia expandiu seu campo de atuação para a área acadêmica, e dedicou 31 anos ao ensino e à pesquisa contábil.

Vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia

Durante a carreira, ela se destacou como a primeira mulher a presidir o CRCRS. Agora, ao ser reconduzida à Vice-Presidência Técnica do CFC, Ana Tércia se depara com novos desafios e oportunidades para moldar o futuro da profissão contábil no Brasil.

Ao abordar as expectativas para a nova gestão, Ana Tércia ressalta a necessidade de inovação em uma área complexa, que lida diretamente com normativas internacionais. “Nós temos muitos desafios. Eu penso que o principal deles é trazer inovação para uma área que é extremamente complexa, porque nós trabalhamos com toda a temática normativa na profissão”, pontuou.

Nesse sentido, a vice-presidente menciona os três comitês permanentes (CPC, CBPS e CPCASP) que desempenham papel crucial na adaptação às mudanças normativas internacionais.

Ana Tércia cita, ainda, o processo de convergência, que “é uma peça fundamental, pois visa alinhar as normas brasileiras com os padrões internacionais, e reflete o compromisso do Brasil com a adoção de práticas contábeis globais”. A vice-presidente do CFC enfatiza também a importância de acompanhar as mudanças e atualizações constantes nas normas internacionais, para garantir que as normas brasileiras permaneçam alinhadas com os padrões globais.

Ademais, ela destaca a importância de agregar inovação, incorporando modernidade e tendências globais. “Esta gestão visa promover uma interação maior entre os profissionais contábeis, facilitando a disseminação de conhecimentos desenvolvidos nas diversas comissões temáticas. Além disso, manter os profissionais atualizados sobre os temas mais relevantes da contabilidade, da auditoria, da perícia e de outros segmentos da profissão também é uma premissa”, finalizou a vice-presidente.

Em resumo, Ana Tércia Rodrigues éuma figura de destaque na contabilidade brasileira, pois traz consigo não apenas experiência, mas também uma visão inovadora para os desafios que a profissão enfrenta. Sua liderança promete continuar impulsionando a evolução da Contabilidade no Brasil, alinhada com os padrões internacionais e pronta para encontrar soluções para os desafios do futuro.