Temas que impactam a gestão pública são discutidos durante o Seminário de Governança Municipal

29 de março de 2023

Por Comunicação CFC

Gestores municipais assistiram, na tarde da última sexta-feira (24), durante a 5ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos em Belo Horizonte – MG, a três importantes palestras com assuntos que impactam a gestão pública. O evento gratuito, que ocorreu no formato híbrido, foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Rede Governança Brasil (RGB) e pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

A diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes, ministrou uma palestra sobre Liderança. Ela afirmou que 2% da população são os que de fato promovem mudanças e 13% veem elas acontecerem e às vezes até apoiam. Já 85% da massa mundial não percebe o que está acontecendo e vão seguindo o “rebanho”.

“Um líder de verdade tem que deixar um legado e pensar nas próximas gerações, este é o perfil de governança. Sem liderança não tem estratégia nem controle”.

Já o vice-presidente da Rede Governança Brasil (RGB), Flávio Feitosa, conversou com os prefeitos sobre Estratégia. Segundo ele, o governo municipal precisa fazer governança com tecnologia, pensando em estratégias para execução de prevenção de risco, seja em um processo licitatório ou ambiental.

“No contexto da governança, é importante que o gestor pense no plano, para que ele se transforme em uma estratégia que gere planos e serviços para a população de seu município.”

E, por fim, com o tema Controle, o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Couto Terrão, trouxe para o público os modelos efetivos de controle que precisam ser implantados pelos municípios.

“Sem indicadores, não é possível avaliar a eficiência da gestão pública. Um evento como esse de hoje propõe essa reflexão em cada um, para que possamos avançar e implantar modelos de gestão mais eficientes. Essa mudança é fundamental.”

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade Minas Gerais (CRCMG), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais.