Superintendente de Contadoria da SEF é empossada na Academia Brasileira de Ciências Contábeis

10 de fevereiro de 2023

Por SEF/MG

A superintendente de Contadoria-Geral da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira, foi empossada, nessa terça-feira (7/2), na Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A agora imortal assumiu a cadeira 91, da qual também passa a ser patrona. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com a presença de acadêmicos de todo o país, além de lideranças da classe contábil.

Emocionada, Maria da Conceição agradeceu aos colegas que a elegeram e se comprometeu a contribuir, com o seu conhecimento e vivência, para a concretização dos objetivos da Abracicon e a trabalhar para a valorização da contabilidade.

“A data de 7 de fevereiro de 2023 ficará para sempre na minha memória, pois, nessa data, realizei um sonho de assumir a Cátedra 91 na Abracicon, ao lado de intelectuais e notáveis profissionais que primam pela construção, desenvolvimento, disseminação e aprimoramento da ciência contábil no Brasil. Nossa vida como um todo é resultado das atitudes que escolhemos tomar, das decisões e dos caminhos trilhados. Na SEF, encontrei o solo fértil para desenvolver minha profissão, quando entrei, em 1991, por meio de concurso público. Em 1999, assumi a Superintendência Central de Contadoria Geral, cargo que exerço até a presente data como Contadora Geral do Governo de Minas Gerais, com muito orgulho”, afirmou.

A superintendente destaca que, durante todos esses anos na SEF, teve o privilégio de trabalhar com servidores fazendários altamente competentes e dedicados. “A esses colegas, sempre agradeço e compartilho minha caminhada profissional”, disse.

O desenvolvimento de sua carreira na SEF, conforme conta, foi fortalecida como docente na área acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, bem como, últimos anos, como conselheira titular do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), atuando como vice-presidente de Administração e Planejamento (2020-2021) e vice-presidente de Controle Interno (2022-2023).

Em 2015, ela foi agraciada com a Medalha de Mérito Contábil, pelo CRC-MG, como a primeira mulher a receber tal comenda no Estado. A medalha foi idealizada com o objetivo de homenagear o profissional da contabilidade mineira que, por seu trabalho e dedicação, se destacou no exercício da atividade contábil no setor político, público ou privado.

Cerimônia
Além de Maria da Conceição, outros 11 profissionais assumiram cadeiras na Abracicon. Durante a cerimônia, a presidente da Academia, Maria Clara Bugarim, lembrou que todos os empossados já deram grande contribuição à contabilidade.

“Tenho a certeza de que são profissionais de diferenciado brilho e portadores de riquíssima bagagem cultural, com invejáveis currículos profissionais e acadêmicos, acrescidos de relevantes serviços e dedicação à causa contábil brasileira. Trabalharemos em uníssono e continuamente na busca do conhecimento e do desenvolvimento das Ciências Contábeis. Este é o nosso coroamento”, afirmou.