Sistema CFC/CRCs realiza o 1º Seminário de Fiscalização com debate abrangente sobre a área

24 de maio de 2023

Por Comunicação CFC

Nos dias 23 e 24 de maio, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou o 1º Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs. O encontro foi direcionado ao aprimoramento e o aperfeiçoamento das ações de fiscalização do Sistema destinado aos vice-presidentes, coordenadores, gerentes, chefes da área de fiscalização e fiscais dos conselhos regionais.

Durante a palestra de abertura realizada na manhã do dia 23/5, a vice-presidente de Fiscalização, Sandra Maria Campos destacou que a concretização do seminário demorou um pouco para acontecer, pois, “foi necessário pensar em uma pauta mais robusta e consistente, complexa no sentido de tratarmos de relações interpessoais, liderança, pauta técnica e outros assuntos de interesse”.

Para ela, este é o primeiro de muitos encontros que virão, já que essa área é de suma importância para a atuação do Conselho em âmbito nacional. “Acredito que esse seminário vai se tornar rotina para nós, pois ele deve ser realizado no mínimo a cada dois anos. A área de fiscalização é muito dinâmica e muitas coisas acontecem, precisamos nos reunir para discutir essas atualizações”, destacou Sandra.

O seminário também é uma forma de conhecer a realidade dos regionais, trocar informações importantes e realizar não só mudanças técnicas, mas também pessoais. A vice-presidente ressaltou que na última inspeção ficou clara a importância em conhecer a realidade de cada regional. “Essa reunião serve para que possamos também falar com conhecimentos das nossas conquistas e dos desafios enfrentados”.

Durante o encontro diversos palestrantes trataram de temas abrangentes, como as principais alterações nas normas contábeis brasileiras, as influências na análise dos fiscais ao realizar procedimentos fiscalizatórios de demonstrações contábeis, discussões sobre as mudanças na Resolução CFC n.º 1.640/2021, que trata das prerrogativas dos profissionais da contabilidade e a apresentação do Sistema Eletrônico de Processos de Fiscalização.