Seu Imposto de Renda pode transformar vidas!

6 de maio de 2024

Por Maria Dorgivânia Arraes Barbará
Vice-Presidente de Política Institucional do CFC

O período de declaração do Imposto de Renda é uma época em que os contribuintes têm a oportunidade não apenas de regularizar suas obrigações fiscais, mas também de direcionar parte do valor devido para causas sociais. Entre as opções disponíveis para destinação está a contribuição para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e o Fundo da Pessoa Idosa (FPI). Assim, mais do que ficar em dia com o fisco, abre-se uma oportunidade de transformação de milhares de vidas.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da Comissão CFC Voluntário, lançou, para 2024, a campanha Amor Declarado, iniciativa que estimula a destinação em dois modelos: o contribuinte pode destinar 6% o ano inteiro ou 3% para cada fundo na Declaração de Ajuste Anual (DAA). E é importantíssimo lembrar que você, contribuinte, não paga absolutamente nada por isso, tampouco corre qualquer risco de cair em malha fina por conta da destinação.

A prática de destinar os percentuais para os respectivos fundos infelizmente é subestimada ou mesmo desconhecida por parte da população. Trata-se de uma iniciativa que desempenha um papel crucial no suporte a esses grupos vulneráveis da sociedade, agindo no cerne de problemas sociais.

O FDCA é uma ferramenta valiosa para investir no bem-estar e no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade. Ao destinar parte do imposto de renda para esse fundo, os contribuintes ajudam a custear uma série de programas e projetos que visam atender às necessidades específicas dessa faixa etária. Esses projetos podem incluir iniciativas educacionais, culturais, esportivas e de assistência social.

Os recursos do FDCA são direcionados para programas que promovem o acesso à educação de qualidade, oferecem apoio psicossocial, garantem alimentação adequada e incentivam a prática de atividades extracurriculares. Essas intervenções não apenas ajudam a melhorar as condições de vida desses jovens, mas também contribuem para que eles tenham um futuro mais promissor, com oportunidades iguais de desenvolvimento.

Jamais nos esqueçamos de que crianças e adolescentes bem cuidados e com acesso à educação de qualidade têm mais chances de se tornarem cidadãos produtivos e engajados, reduzindo assim os índices de pobreza, criminalidade e exclusão social.

Tão importante quanto o FDCA é o FPI, que exerce um papel vital na promoção do bem-estar e da dignidade dos idosos. Destinar parte do imposto de renda para esse fundo significa apoiar programas e projetos que visam garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Os recursos do FPI são utilizados para uma variedade de iniciativas, incluindo a criação de centros de convivência, a oferta de serviços de saúde especializados, a promoção de atividades de lazer e a implementação de medidas de proteção contra o abandono e a violência. Esses programas são essenciais para garantir que os idosos tenham acesso aos cuidados e à assistência necessária para viver com dignidade e autonomia.

Outro ponto para nunca nos esquecermos: as pessoas de mais idade construíram o mundo em que vivemos hoje e merecem ser respeitadas e cuidadas em sua fase mais vulnerável. Ao apoiar o FPI, você retribui e ajuda a construir uma sociedade mais justa e solidária para todos.

Como vemos, bons motivos não faltam para destinar. Abrace a Campanha Amor Declarado e junte-se a essa oportunidade única de fazer a diferença na vida de grupos vulneráveis da sociedade. Dedique aos fundos uma parte do seu imposto e ajude a construir um mundo onde crianças, adolescentes e idosos possam viver com dignidade e esperança.