Revista Mineira de Contabilidade é A4 na Qualis

10 de janeiro de 2023

Publicação passa para A4 na classificação da Qualis/Capes

Por Comunicação CRCMG

A Revista Mineira de Contabilidade (RMC), periódico editado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) desde 2000, foi requalificada com novo estrato em avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O periódico, que antes era classificado como B3, passou para A4 na área de Administração e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

A evolução na classificação é resultado de um esforço conjunto para o aprimoramento dos processos aos quais a RMC vem sendo submetida desde 2014. Entre os principais avanços, destacam-se: a recomposição de toda equipe editorial, privilegiando titulações de doutorado; a adequação das diretrizes de publicação às boas práticas de divulgação científica da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad); a mudança na avaliação dos artigos, que passou a ser por áreas do conhecimento, dividida em duas fases (desk review e blind review); a utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), quando a revista passou a ser disponibilizada em formato eletrônico e aberta a toda comunidade, e a indexação da revista e seus objetos digitais em bases de periódicos científicos nacionais e internacionais.

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Com isso, mede-se a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos periódicos. Os estratos de qualidade vão de A1, estrato mais elevado, passando por A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4, com o peso mais baixo, e C, com peso zero. Sendo assim, os periódicos pertencentes aos extratos “A” são considerados de alta qualidade no meio acadêmico e científico.

Para o Prof. Dr. Gilberto José Miranda, que compôs o Conselho Editorial da Revista no período de 2015 a 2021, a reclassificação da RMC reflete a valorização com a qual o CRCMG vem direcionando a construção do conhecimento na área contábil e o consequente reconhecimento por parte da comunidade científica. Segundo ele, o aprimoramento dos processos editoriais associado à tradição da RMC, em seus mais de 20 anos de história, pôde atrair e publicar pesquisas relevantes, as quais vêm sendo citadas em diversas partes do mundo. “O resultado de tudo isso é a evolução na reputação da RMC, agora com qualis na faixa “A”. Isso é uma grande satisfação para nós!”, disse.

A melhor avaliação da qualidade dos artigos publicados na revista aumenta a visibilidade da RMC junto à comunidade científica, assim como fortalece o nome do CRCMG. Com isso, a revista reafirma sua missão de disseminar o conhecimento contábil entre os profissionais da área.

Para a presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira, essa classificação é resultado de um esforço conjunto, que vem sendo construído há alguns anos. “É com muito orgulho que recebemos essa notícia! Agora, continuaremos atuando para manter essa ótima classificação da RMC. Parabéns a todos os envolvidos e aos autores que prestigiam a publicação ao remeterem seus trabalhos!”, destacou.

Reestruturação

Desde 2014, a Revista Mineira de Contabilidade vem passando por um processo de reestruturação, no sentido de aprimorar a qualidade dos serviços de divulgação do conhecimento científico e profissional da classe contábil. O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), por meio do então presidente, Marco Aurélio Cunha de Almeida, tomou a decisão de reestruturar a revista visando uma melhor classificação no Qualis/Capes e uma maior disseminação do conhecimento científico. O trabalho teve início com a formação de um conselho editorial, composto, na maioria, por doutores, assim como por avaliadores ad hoc.

Em 2015, a revista deixou de ser impressa e foram consolidados os parâmetros formais de qualidade em conformidade com os critérios estabelecidos pela Área 27 da Capes – Administração, Ciências Contábeis e Turismo, sendo mantidos aspectos como a diagramação e iniciadas as indexações em bases de dados para maior disseminação dos trabalhos publicados na RMC, como Atena e Latindex, bem como traçadas estratégias para captura de artigos de qualidade no meio acadêmico e profissional.

Em 2017, a Revista Mineira de Contabilidade já colhia os resultados dessa reestruturação, com a requalificação com o Qualis B3 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, e o Qualis B5 nas áreas de Economia e Planejamento Urbano Regional/Demografia. Além disso, a RMC ingressou na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), um repositório de artigos científicos que proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

No ano seguinte, houve mudança na composição da equipe editorial, que se comprometeu com a continuidade das boas práticas de editoração da RMC e se empenhou em manter os avanços em termos de qualidade de publicação promovidos pela revista nos últimos anos. Assim, foi obtida a disponibilização do DOI (Digital Object Identifier), com vistas a atender os requisitos recomendados pelo Qualis Periódicos, nos critérios de classificação apresentados pela Capes.

Em todos os anos seguintes, os integrantes da comissão e os presidentes e gestões do CRCMG mantiveram o empenho e esforços no aprimoramento das edições veiculadas pela RMC, aumentando, assim, sua visibilidade junto à comunidade científica e a do CRCMG perante os profissionais da contabilidade.

Segundo a Profa. Dra. Nálbia de Araújo Santos (UFV), que, atualmente, é a editora do Conselho Editorial da RMC, a classificação de A4 no Qualis Periódicos da Capes é o resultado de uma série de ações e do comprometimento do CRCMG, da equipe de editores e de todos seus colaboradores diretos e indiretos. “Esse resultado é gratificante, especialmente por ter acompanhado a evolução da RMC, uma vez que tenho a oportunidade de participar da equipe de editores desde 2015, mas isso também é algo desafiador para a Comissão, já que visamos trabalhar para avançarmos ou, no mínimo, manter a RMC na faixa A do Qualis Periódicos da Capes.”, ressaltou ela.

Envie seu artigo à RMC

A RMC publica artigos científicos, técnicos e tecnológicos, resenhas e casos de ensino nos idiomas português, espanhol e inglês. Portanto, não deixe de enviar seu trabalho para avaliação e faça parte desse projeto!

Acesse revista.crcmg.org.br para mais informações.