Receita Federal e Polícia Federal combatem fraude em deduções do IRPF em Minas Gerais na “Operação Cariogênicos”

3 de junho de 2024
Por RFB
Operação

Em trabalho conjunto da Receita Federal e Polícia Federal, foi deflagrada na manhã do dia 28 de maio a operação “Cariogênicos”, que tem por objetivo coibir esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos em declaração de Imposto de Renda.

O esquema detectado pela Receita Federal iniciava-se com a transmissão de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física com supostas despesas relativas a gastos odontológicos. Constatou-se que a transmissão das declarações era realizada a partir de computadores localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os recibos das despesas foram emitidos por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não se encontram em funcionamento há alguns anos para contribuintes localizados nos arredores da capital mineira.

Identificou-se ainda que a contadora responsável pelas transmissões das declarações do imposto de renda está com seu registro baixado junto ao Conselho de Contabilidade.

A Receita Federal já autuou alguns desses contribuintes que tiveram suas declarações verificadas.

Os responsáveis pelo esquema poderão responder judicialmente pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.