Propostas de Relatórios de Sustentabilidade do IPSASB são bem-recebidas pela sociedade contábil mundial

28 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

O resultado positivo da consulta sobre o desenvolvimento do Advancing Public Sector Sustainability Reporting (Relatório de Sustentabilidade do Setor Público Avançado, na tradução livre), promovido pelo International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB, na sigla em inglês), foi apresentado durante o Fórum de Normatizadores do Setor Público do IPSASB, organizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e realizado em Cascais, Portugal.

O feedback da consulta global sobre o desenvolvimento de uma estrutura de relatórios de sustentabilidade para o setor público incentivou fortemente a colaboração entre o IPSASB e outros normatizadores internacionais – sobretudo o International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) e a Global Reporting Initiative (GRI, na sigla em inglês) –, no uso de seus processos atuais, para garantir que novas orientações abordem necessidades do setor público e, assim, maximizem a consistência das estruturas de sustentabilidade global.

A consulta pública realizada pelo IPSASB, entre maio e 9 de setembro deste ano, foi motivada pelo fato de os desafios na aplicação de orientações do setor privado para relatórios do setor público, dadas as diferentes perspectivas, requererem um alinhamento de foco. O resultado preliminar já rendeu boas orientações.

Para a conclusão do desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade do Setor Público Avançado, o IPSASB continuará a analisar detalhadamente as submissões escritas e a avançar nas discussões com as principais partes interessadas, incluindo potenciais financiadores, a fim de decidir em sua reunião, prevista para acontecer em dezembro de 2022, se deve prosseguir em 2023 com o desenvolvimento de orientações para relatórios de sustentabilidade do setor público.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Fonte: site do IPSASB.