Profissionais e organizações contábeis já podem realizar o pagamento da anuidade de 2023

6 de janeiro de 2023

Por Comunicação CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) informa que a anuidade do exercício de 2023 já foi lançada no cadastro dos profissionais e das organizações contábeis.

Conforme previsto na Resolução CFC n.º 1.680/2022, o pagamento à vista com desconto de 10% poderá ser realizado até 31 de janeiro de 2023.

Para imprimir a guia em cota única, basta clicar nos links abaixo:

– Pessoa Física – clique aqui

– Pessoa Jurídica – clique aqui

A guia da anuidade de 2023 também será enviada via Correios, com vencimento em 31 de janeiro de 2023, contemplando o desconto para pagamento à vista.

Além disso, a anuidade poderá ser dividida no boleto em até cinco parcelas, porém, no valor originário, ou seja, sem desconto.

Se requerido o parcelamento e paga a primeira parcela até 31 de março, as demais parcelas com vencimento após essa data serão atualizadas pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acumulada mensalmente. No caso de atraso no pagamento de parcela, incidirão os acréscimos legais, equivalentes à taxa referencial Selic, acumulada mensalmente, até o último dia do mês anterior ao pagamento, de 1% no mês do pagamento e de multa de mora de 0,33% por dia de atraso, a partir do primeiro dia após o vencimento do débito, até o limite de 20%.

Para fazer o parcelamento da anuidade de 2023, é necessário acessar o sistema clicando aqui. Em seguida, digite o número do registro e a senha, clique em “Impressão de Guia” e selecione a opção para realizar o parcelamento. As parcelas subsequentes só estarão disponíveis para impressão após o pagamento da 1ª parcela.

Caso ainda não possua a senha de acesso aos serviços do CRCMG, clique aqui. Preencha os dados solicitados e clique em “Confirmar”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema do CRCMG.

Informamos, ainda, que o valor da guia para pagamento à vista com desconto poderá ser parcelado no cartão de crédito, com juros, através das empresas “Vamos Parcelar” e “Pronto Paguei”.

Atenção! É necessário ter em mãos o boleto antes de entrar no sistema para pagamento com cartão de crédito.

– Para parcelamento no cartão VAMOS PARCELAR, clique aqui.

– Para parcelamento no cartão PRONTO PAGUEI, clique aqui.

Para confirmar ou atualizar os dados cadastrais (e-mail, endereços e telefones), no item “Opções”, clique em “Consulta”, “Cadastral” e “Contatos”.

Esclarecemos que o profissional da contabilidade deve “comunicar imediatamente ao CRC a mudança de seu domicílio ou endereço, inclusive eletrônico, e da organização contábil de sua responsabilidade, bem como informar a ocorrência de outros fatos necessários ao controle e fiscalização profissional”, conforme prevê a alínea “p” do item 4 da Norma Brasileira de Contabilidade PG 001/2019 – Código de Ética Profissional do Contador.

Além de estar de acordo com as normas, ao manter o e-mail atualizado, o profissional se mantém em dia com as informações relevantes do Conselho, através do informativo “CRCMG: Em dia com a profissão”, que é enviado uma vez por semana.

Caso o profissional queira receber os demais informativos do Conselho, como o “CRCMG Notícias”, o “Boletim Legislativo”, o “Jornal CRC News”, a “Revista Mineira de Contabilidade” e demais comunicados, é preciso fazer um cadastro registrando o consentimento para recebimento desses informativos. Para fazer o cadastro, clique aqui.

Em novembro de 2023, haverá eleições no CRCMG. Mantenha sua situação regular para que possa votar! Lembramos que o voto é obrigatório.