Painel do XIX Seminário Internacional CPC comenta temas relevantes selecionados pelo IASB

16 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

A abertura dos debates do XIX Seminário Internacional CPC foi marcada pela discussão de temas selecionados pelo International Accounting Standards Board (IASB, na sigla em inglês). Os assuntos escolhidos foram: Combinações de Negócios, CovenantsSupplier Finance Arrangements e IFRS 9.

O painel teve como palestrante o board member do IASB, Tadeu Cendón, e contou ainda com a moderação do coordenador de Relações Internacionais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e diretor Técnico do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (IBRACON), Rogério Mota.

Tadeu Cendón iniciou sua fala fazendo um panorama sobre o andamento do projeto de revisão da norma que trata do assunto Combinações de Negócios. De acordo com Cendón, os preparadores do IASB estão revendo as respectivas opiniões preliminares divulgadas no Discussion Paper, em novembro de 2020. Na próxima semana, os preparadores avaliarão se essas reflexões serão mantidas ou se o projeto evoluirá para a alteração da norma, mais especificamente no que diz respeito a divulgações e impairment.

board member do IASB tratou ainda sobre a alteração da IFRS 1, principalmente sobre a classificação de dívida de longo prazo quando há cláusulas de covenants, o que pode acelerar a exigência. Ele também comentou o projeto de Risco Sacado, cujo termo mais conhecido é Supplier Finance Arrangements e a pós-implementação da IFRS 9, norma que introduz novas exigências para medir a deterioração de ativos financeiros, além de um novo modelo de classificação e mensuração, entre outras coisas.

O XIX Seminário Internacional CPC aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro deste ano e foi transmitido em plataforma fechada, na modalidade on-line. O evento contabilizou 6 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e forneceu certificado para aqueles que cumpriram o mínimo de 75% de participação (6 horas).