Manaus/AM sediará o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista em setembro de 2023

14 de abril de 2023

Por Comunicação CFC

Entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023 acontecerá o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Um evento plural que tem como objetivo reunir profissionais de renome nacional para debater assuntos relacionados à área técnico-contábil e à gestão empresarial, com foco no universo feminino. O encontro é para todos os públicos e uma excelente oportunidade para se conectar com as principais tendências da Contabilidade, além de realizar networking de alto nível.

Essa edição leva o lema “A Nossa Trajetória é o Nosso Sucesso!” e a cidade escolhida para sediar o evento é Manaus/AM. Um lugar cheio de história e cultura que vai agregar ainda mais potência ao encontro. Para a coordenadora da Comissão do CFC Mulher, Marlise Alves, falar sobre a história de Manaus é dar destaque a um dos principais centros econômicos e demográficos do Norte do Brasil.

“Com a Floresta Amazônica é possível vivenciar a riqueza do bioma e da diversidade que permeia toda a região de forma latente. Além disso, temos a diversidade cultural distinta de outras regiões do nosso país e também o trabalho que movimenta a economia por meio da indústria. Serviços secundários e terciários que compõem parte da administração regional, e fazem com que a Zona Franca de Manaus desenvolva ainda mais a industrialização. O turismo e o ecoturismo estão cada dia mais fortalecidos, colocando Manaus na rota internacional de diversos turistas pelo mundo nos últimos anos”, exemplificou Marlise.

Desde 1967, a Zona Franca de Manaus é uma área importante de tratativas empresariais, já que os incentivos fiscais possibilitam o desenvolvimento de áreas industriais de todo o país. Manaus é considerado um grande centro urbano, com infraestrutura, porém com distinções econômicas e sociais, que transformam partes do município e fazem com que ainda exista desigualdade muito aparente.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Manaus conta com uma área territorial de 11.401,092 km² e com a população estimada, em 2021, de 2.255.903 pessoas. A região concentra shoppings, áreas de lazer e cultura com manifestações folclóricas, como o boi-bumbá amazônico; além da culinária memorável, com itens alimentícios exclusivos do bioma amazônico.

O evento

Atualmente, as mulheres representam quase 50% dos profissionais da contabilidade no Brasil. É possível enxergar uma tendência crescente de que as mulheres poderão ser maioria no futuro contábil. O Encontro Nacional da Mulher Contabilista promove encontros e reencontros com a profissão e esse não será diferente, como contou Marlise. “A Comissão do CFC Mulher e as Comissões da Mulher de cada um dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estão determinadas a fazerem deste um encontro marcante na vida de todos que passarem por lá”, destacou.

A coordenadora ressaltou que cada Comissão Estadual da Mulher tem realizado uma organização própria e promovido até uma competição sadia e divertida para que Manaus seja palco do maior encontro da mulher já realizado.

“Queremos saber qual será a maior delegação do país. Dizem que a Comissão da Mulher do Pará levará a maior delegação, apesar da Comissão da Mulher do RJ dizer que vai fretar um avião. Será? Brincadeiras à parte, queremos muito nos encontrar com pessoas do Brasil inteiro para fomentar o networking entre nós e principalmente para aprofundar nossos conhecimentos na área contábil, afinal de contas: nossa trajetória é o nosso sucesso. Esperamos por você!”, concluiu Marlise.

Garanta a sua vaga, acesse e faça a sua inscrição.

XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Idealização: CFC | Realização: FBC |  Apoio: Abracicon e CRCAM