ISSB decide por unanimidade exigir das empresas divulgações sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE)

26 de outubro de 2022

por Comunicação CFC

International Sustainability Standards Board (ISSB) da Fundação IFRS resolveu, por unanimidade, em reunião realizada neste mês, exigir das empresas divulgações sobre as emissões de GEE. A decisão foi tomada após uma análise cuidadosa do feedback sobre as normas propostas.

Essas divulgações se referem às emissões de GEE de escopo 1 (que abrange emissões diretas de uma empresa); escopo 2 (que abrange as emissões indiretas de eletricidade comprada e usada); e de escopo 3 (que abrange todas as outras emissões indiretas da cadeia de valor), aplicando a versão atual do Protocolo Padrão Corporativo (GHG, na sigla em inglês).

Em relação ao escopo 3, o ISSB decidiu ainda que desenvolverá propostas para ajudar as empresas a aplicar esses requisitos. Essas disposições serão futuramente decididas em uma reunião e poderão dar às empresas mais tempo para fornecer divulgações do escopo 3 e trabalhar com jurisdições nas chamadas disposições de “porto seguro”, que consistem em proteger as empresas ou reduzir a responsabilidade pelas informações divulgadas aos investidores e a outros participantes do mercado de capitais.

Outras decisões importantes – O ISSB fez um progresso significativo e refinou suas primeiras normas de divulgação relacionados à sustentabilidade: a IFRS S1, que trata dos Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade, e a IFRS S2, que trata das Divulgações Relacionadas ao Clima.

A entidade realizou esclarecimentos sobre os principais conceitos na Norma de Requisitos Gerais proposta. O ISSB confirmou que seus requisitos se concentrarão em atender às necessidades de informação dos investidores.

Outra iniciativa aprovada foi a decisão de modificar alguns termos nas propostas que não foram claramente compreendidos, incluindo a remoção da expressão “valor empresarial”, do objetivo e da avaliação da materialidade, e a remoção do termo “significativo”, para descrever quais riscos e oportunidades de sustentabilidade divulgar. O ISSB realizará mais discussões para refinar a articulação desses conceitos.

O ISSB também confirmou que usará a mesma definição nas Normas Contábeis IFRS e discutirá em uma reunião futura a necessidade de mais orientações sobre como determinar o que é informação relevante.

Facilitando a interoperabilidade – O ISSB priorizou vários tópicos importantes para facilitar o diálogo contínuo com as jurisdições que estão trabalhando em requisitos de divulgação específicos da jurisdição – como a União Europeia. A ação tem como objetivo garantir que a linha de base global de divulgações de sustentabilidade do ISSB seja interoperável.

Isso incluiu a confirmação do uso da arquitetura da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) como base para suas normas; confirmar as decisões de GEE, conforme descrito acima; e modificar algumas divulgações e linguagem em relação aos planos de transição para facilitar o alinhamento.

Prioridades da agenda – Durante a reunião, o ISSB decidiu que concentrará futuramente seu trabalho em duas linhas de ação: apoio a adoção e aplicação das duas primeiras normas; e decisão sobre novas áreas de trabalho, sobre as quais consultará no primeiro semestre de 2023.

A primeira linha de ação incluirá o fornecimento de materiais de apoio e o desenvolvimento de uma taxonomia digital para permitir relatórios digitais; aprimorar as normas SASBs, fazendo melhorias direcionadas para torná-las mais aplicáveis ​​internacionalmente; coordenar o trabalho com o International Accounting Standards Board (Iasb) para apoiar a conectividade nos requisitos dos dois conselhos e considerar a operacionalidade com o trabalho de outros – incluindo GRI e EFRAG; e realizar estudos voltados para potenciais melhorias incrementais na Norma Climática proposta.

Mais informações sobre a reunião do ISSB podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da IFRS.