IOSCO declara apoio aos trabalhos do IAASB e do IESBA no desenvolvimento de normas relacionadas à garantia de informações de sustentabilidade

21 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

A Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO, na sigla em inglês) declarou, no dia 15, apoio e incentivo ao trabalho do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês) e do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA, na sigla em inglês) no desenvolvimento de normas relacionadas à garantia de informações de sustentabilidade.

A iniciativa foi recebida pelas instituições com entusiasmo. Na oportunidade, o IAASB e o IESBA afirmaram que a demanda por garantia de informações relacionadas à sustentabilidade tem exigido respostas com normas robustas, aplicáveis ​​a todos os provedores de garantia de sustentabilidade. As entidades ressaltaram que continuarão a colaborar estreitamente com a IOSCO e com outros órgãos reguladores, de forma a promover compromissos independentes e de alta qualidade e práticas globalmente consistentes.

Sobre o IAASB

International Auditing and Assurance Standards Board desenvolve padrões e orientações de auditoria e garantia para uso por todos os contadores profissionais, sob um processo compartilhado de definição de normas envolvendo o Conselho de Supervisão de Interesse Público, que supervisiona as atividades do IAASB, e o Grupo Consultivo do IAASB, que fornece informações de interesse público para o desenvolvimento das normas e orientações. As estruturas e os processos que suportam as operações do IAASB são facilitados pela Federação Internacional de Contadores (IFAC). Para obter informações sobre direitos autorais, marcas registradas e permissões, acesse permissões ou entre em contato com [email protected].

Sobre o IESBA

International Ethics Standards Board for Accountants é um conselho global independente de definição das normas. O IESBA atende ao interesse público, ao estabelecer padrões de ética, incluindo requisitos de independência do auditor, que buscam elevar o padrão de conduta e prática ética para todos os contadores profissionais, por meio de um Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais robusto e globalmente operável (incluindo Padrões Internacionais de Independência).

Mais informações sobre o tema podem ser acessadas aqui.