Internacional: Simpósio de Sustentabilidade da IFRS resulta em conclusões sobre divulgação de sustentabilidade com foco no investidor

9 de março de 2023

Por Comunicação CFC

O Simpósio de Sustentabilidade da Fundação IFRS, realizado em 17 de fevereiro de 2023, em Montreal, no Canadá, reuniu mais de 1.000 pessoas de 45 países, na modalidade presencial e on-line. O evento discutiu os próximos passos da divulgação de sustentabilidade com foco no investidor. Como resultado dos debates, conclui-se algumas definições, das quais sete se destacam, conforme a seguir:

1As normas ISSB estão prestes a serem emitidos

Um dia antes do Simpósio, o International Sustainability Standards Board (ISSB) realizou uma reunião pública para tomar as decisões finais sobre o conteúdo técnico das duas primeiras normas, S1 (Requisitos Gerais) e S2 (Clima). Após 20 sessões de deliberação sobre o extenso feedback recebido durante o período de consulta do ano passado, o conselho concordou totalmente com o conteúdo final das normas e aprovou por unanimidade a entrada na próxima fase de definição, a redação e o processo formal de “votação”. As normas serão emitidas no fim do segundo trimestre de 2023.

2As normas SASB são uma ferramenta prática para implementar S1 e S2

Divulgações específicas do setor são exigidas em cada uma das normas ISSB. Além disso, o S1 exige que as empresas considerem as normas SASB para identificar tópicos e métricas de sustentabilidade a serem divulgadas, na ausência de uma norma ISSB específica. Além disso, S2 fornece divulgações das normas SASB como orientação ilustrativa. Assim, as empresas que já utilizam as normas SASB terão uma vantagem competitiva na sua aplicação. Estas continuarão a ser apoiadas de forma independente pelo ISSB, por pelo menos 4 anos. Ao mesmo tempo, um grupo de membros do ISSB – presidido por Jeff Hales, ex-presidente do SASB Standards Board – foi estabelecido e encarregado de desenvolver recomendações para o ISSB relacionadas à manutenção, à evolução e ao aprimoramento dos padrões SASB.

3A comparabilidade global continua sendo primordial

O ISSB foi estabelecido para criar uma linha de base global de divulgação de sustentabilidade para investidores, e os palestrantes, ao longo do dia, reiteraram a necessidade de alcançar a comparabilidade global. Nas palavras do orador principal Mark Carney, enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças e copresidente da Glasgow Finance Alliance for Net Zero: “Eu acho que a linha de base do ISSB será decisiva em termos de como o capital transfronteiriço é alocado, porque é comparável, confiável e consistente entre as jurisdições. Seria excepcionalmente caro para uma jurisdição não aplicar os elementos principais de S1 e S2.”

4As jurisdições estão considerando ativamente as normas ISSB

Para atingir de forma realista essa linha de base global, as jurisdições devem adotar as normas ISSB. As normas ISSB foram construídas em proporcionalidade, relevos e orientações. Isso inclui a instrução de “usar informações razoáveis ​​e sustentáveis ​​disponíveis sem custos ou esforços indevidos” e a consideração das “habilidades, capacidades e recursos” de uma empresa para determinar a abordagem de fornecimento de informações. Martin Moloney, secretário-geral do IOSCO, deu sua perspectiva sobre como pode ser o processo de adoção regulatória. “Minha sensação é que veremos várias jurisdições líderes que se moverão extremamente rápido. Para nós, é muito importante que o façam de uma forma muito profissional, como têm a ambição de fazer. Acho que veremos a maior parte das jurisdições chegar rapidamente depois disso, você verá alguns que querem esperar… Os países que descobrirem como gerenciar a questão da proporcionalidade se moverão mais rapidamente, e os demais não. Mas espero uma adoção em ritmo bastante acelerado em todo o mundo.”

5. A capacitação é fundamental para o sucesso do ISSB

Durante a consulta sobre as normas ISSB, as empresas responderam que há uma variedade de preparação para usar as normas e que, em particular, empresas menores e de mercados emergentes precisam de mais suporte para aplicá-las. Em resposta, o ISSB decidiu desenvolver orientações de aplicação, orientações ilustrativas e exemplos, e introduzir isenções de transição para reduzir a carga sobre as empresas. Essas isenções incluem períodos de integração progressiva e requisitos de relatórios básicos/avançados com base nos recursos de uma empresa (requisitos proporcionais).

A vice-presidente e diretora da ESG Corporativa T. Rowe Price, Gabriela Infante, enfatizou como isso é crítico. “Nem todos os relatórios de sustentabilidade terão a mesma aparência – isso é fato. Vou lhe dizer francamente que nem todo mundo descobriu isso – isso não é apenas normal, é natural. O fato de o ISSB ter se comprometido a publicar orientações e reconhecer que existem diferentes níveis de preparação e capacidade para aplicar S1 e S2 é realmente crucial para que este trabalho seja adotado globalmente.”

6O trabalho para avançar no relatório integrado continua em andamento

Os conceitos da estrutura de Relato Integrado estão incorporados no S1, e o trabalho entre o ISSB e o International Accounting Standards Board (Iasb) está em andamento para integrar mais estreitamente a estrutura de Relato Integrado e o comentário da Administração do IASB. Andreas Barckow, presidente do IASB, comentou: “É amplamente reconhecido que o relato integrado é um passo à frente da contabilidade tradicional e, obviamente, quanto mais pudermos manter essa família perto de nós, mais inspiradora a jornada se tornará”.

Um passo recente em direção ao relato integrado é a decisão do ISSB de utilizar os conceitos da estrutura de Relato Integrado para descrever a conectividade entre sustentabilidade e criação de valor financeiro, articulando como a capacidade de uma empresa de entregar valor financeiro aos investidores está intrinsecamente ligada às partes interessadas com quem trabalha e serve, a sociedade em que opera e os recursos naturais dos quais se alimenta. O ISSB fará consultas em breve sobre a conectividade entre as divulgações de sustentabilidade e as demonstrações financeiras, incluindo a consideração de como incorporar e desenvolver a estrutura de Relato Integrado e o comentário da Administração do IASB.

7. Muitas partes interessadas permitiram que o ISSB fizesse progressos significativos

Em sua palestra de abertura, o presidente do ISSB, Emmanuel Faber, lembrou por que o ISSB está desenvolvendo essas normas e agradeceu às muitas partes interessadas que estão ajudando a entregá-las.

“Obrigado a todos que se juntaram a nós no primeiro Simpósio de Sustentabilidade IFRS.”

A próxima Conferência de Relatórios Integrados de Sustentabilidade IFRS será realizada em 12 de junho, em Frankfurt, e a Conferência da Fundação IFRS ocorrerá em 26 e 27 de junho de 2023, em Londres. Para manter-se atualizado sobre o trabalho do ISSB e outras notícias, inscreva-se no site da Fundação IFRS.

Fonte: site da IFRS.