Internacional: Monica Foerster fala sobre desafios da revisão das IFRS para PMEs, e de meios para a superação desses entraves

22 de dezembro de 2022

Por Comunicação CFC

Um dos grandes destaques da regulação internacional da contabilidade, em 2022, é a segunda revisão abrangente da Norma IFRS para PMEs, realizada pelo International Accounting Standards Board (IASB, sigla em inglês). Ao falar sobre esse tema, a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Monica Foerster, destacou os desafios dessa revisão e os meios para a superação desses entraves.

“Os principais desafios se referem ao próprio desconhecimento do conteúdo das normas em si, da ‘disputa’ entre conteúdo das normas contábeis versus as exigências fiscais”, afirmou a conselheira. A limitação de recursos (técnicos, operacionais, tecnológicos e financeiros) enfrentados pelas PMEs para a efetiva adoção dessas normas foi outra dificuldade destacada pela conselheira.

De acordo com Monica Foerster, a superação desses desafios perpassa pela atuação ativa dos conselhos e institutos no suporte às PMEs. “Neste sentido, as organizações locais (Conselhos, Institutos) têm e terão um papel relevante e crucial no suporte a essas PMEs e aos profissionais de contabilidade que as atendem”, ponderou a conselheira.

A importância da revisão, ora em andamento, foi um dos temas debatidos na 21ª edição do Congresso Mundial de Contabilidade 2022 (WCOA 2022, na sigla em inglês), realizado em Mumbai, na Índia, entre os dias 18 e 21 de novembro deste ano. Na ocasião, o assunto foi discutido no painel intitulado “Construindo Confiança – Melhorando os Relatórios de PMEs”.

Monica Foerster foi a mediadora dos diálogos do painel, que tratou da atualização da IFRS para PMEs e do desenvolvimento da Orientação Internacional de Contabilidade para entidades sem fins lucrativos.  Ao falar sobre os assuntos tratados no painel, a conselheira destacou como esses temas podem contribuir para a prestação das informações das PMEs dentro das demonstrações contábeis.

“As iniciativas permitem uma melhora na qualidade das informações contábeis, visto que propiciam conteúdo técnico padronizado, consistência de informações, comparabilidade e maior transparência de critérios”, afirmou a conselheira.

O painel tratou do Aperfeiçoamento dos Relatórios das PMEs, por meio da discussão de dois subtemas: A atualização da Norma para PMEs (IFRS for SMEs) e a Orientação Internacional de Contabilidade para Entidades sem fins Lucrativos (International Non-Profit Accounting Guidance). O painel trouxe ainda os principais elementos de estruturação e alteração das duas Minutas em Audiência (Exposure Drafts), e uma discussão consistente sobre os impactos e implicações práticas das novas normas.

Saiba mais

Em setembro deste ano, o Iasb disponibilizou suas propostas para atualizar a Norma de Contabilidade IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A atualização tem como objetivo promover melhorias nas Normas Completas de Contabilidade IFRS, bem como na Norma para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

A iniciativa tomou como base as propostas contidas no Relatório de Solicitação de Revisão Abrangente de Informações da Norma IFRS para PMEs, publicado em 2020.

Recentemente,  a Fundação IFRS disponibilizou em seu site um webcast intitulado Visão geral sobre a consulta da Norma IFRS para PMEs Contabilidade (PMEs). O vídeo fornece um breve histórico sobre a norma contábil IFRS para PMEs, descreve a abordagem adotada nesta segunda revisão, e resume as principais propostas da Minuta de Exposição (ED, na sigla em inglês).

Os interessados em enviar comentários sobre a Minuta de Exposição terão até o dia 7 de março de 2023 para o encaminhamento das avaliações.