Internacional: Monica Foerster destaca importância de norma global específica para auditorias de entidades de menor complexidade em webinar

1 de março de 2023

Comunicação CFC

A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Monica Foerster participou do webinar conjunto da IFAC-IAASB-EFAA, realizado no dia 16 de fevereiro de 2023, que discutiu o desenvolvimento de norma específica para auditorias de entidades de menor complexidade. Na ocasião, a contadora ressaltou a importância de um regramento específico, global e de alta qualidade para auditorias para esse grupo de entidades.

De acordo com Monica Foerster, o âmbito global da norma é fundamental para evitar a pulverização de entendimentos discordantes sobre o tema. “Essa necessidade de atuar em escala mundial é clara, já que existe um risco significativo de fragmentação do ecossistema internacional de desenvolvimento de normas”, ponderou a contadora.

A mitigação dessa possibilidade, bem como desafios de implementação, passou a ser uma prioridade, que resultou, inclusive, na consideração do desenvolvimento de uma norma específica e de alta qualidade. “À medida que o projeto avança, defendemos a exploração de possíveis medidas para enfrentar os desafios e as preocupações levantadas pela aplicação dessas normas internacionais em auditorias de entidades de menor complexidade. Recentemente, vem sendo considerado o desenvolvimento de uma norma específica, mantendo os altos padrões de qualidade para essas entidades de menor complexidade, o que acreditamos ser uma prioridade”, disse Foerster.

Projeto da norma – O desenvolvimento de norma global para auditorias de entidades de menor complexidade teve seu primeiro marco no ano de 2019, quando, após amplos debates sobre o tema, foi desenvolvido um documento formal que tratava dessa questão. Com base nesse documento, o Comitê Internacional de Auditoria e Asseguração (IAASB, na sigla em inglês) publicou uma minuta de exposição, no ano de 2021, que foi submetida à consulta pública e recebeu 145 cartas-comentário, abrangendo mais de 90 países.

Essa minuta, bem como o feedback recebido, foi apresentada na conferência promovida pelo IAASB, em maio do ano passado, em Paris, culminando na forte orientação para o desenvolvimento de uma norma específica e global.

A previsão é que, em junho deste ano, a norma desenvolvida seja apresentada ao Conselho do IAASB, para, em dezembro de 2023, ser aprovada para publicação.

O webinar foi promovido pela Federação Europeia de Contadores e Auditores para PMEs (EFAA, na sigla em inglês), o Comitê Internacional de Auditoria e Asseguração (IAASB, na sigla em inglês) e a International Federation of Accountants (Ifac). O evento foi assistido por mais de 3 mil inscritos, distribuídos por 150 países. A versão em espanhol da íntegra do webinar pode ser acessada no YouTube da Ifac, ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oS2AF76TA0E&t=2890s.