Internacional – Moldando o futuro da educação contábil: Ifac apela por insights sobre sustentabilidade

11 de outubro de 2023

Por Comunicação CFC

International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) realiza uma pesquisa, até o dia 25 de outubro, para obter opiniões e ideias sobre o que é necessário para garantir que os futuros profissionais da contabilidade estejam bem-preparados para discutirem a sustentabilidade.

À medida que os mercados, os investidores e as partes interessadas dão maior ênfase às informações sobre sustentabilidade, os contadores desempenham um papel fundamental na garantia da precisão dessas informações.

A sustentabilidade não é mais um termo que está na moda, é um fator decisivo que atinge todas as facetas dos negócios e da sociedade. Os investidores querem saber o impacto ambiental dos seus investimentos, os consumidores exigem transparência nas cadeias de abastecimento e os reguladores exigem requisitos mais rigorosos de reporte ESG. Nesse cenário, os contadores desempenham um papel fundamental, pois são guardiões da credibilidade e da transparência.

Conforme cresce a procura por informação sobre sustentabilidade, é essencial que os contadores tenham o conhecimento necessário para transitar nesse cenário em evolução. A questão é: as normas atuais satisfazem as necessidades de sustentabilidade?

O Painel Internacional da Ifac sobre Educação Contábil identificou a urgência dessa questão e solicita aos profissionais da contabilidade – e a outras partes interessadas em todo o mundo – os seus valiosos conhecimentos.

Por que a opinião do contador é importante

As percepções são significativamente importantes para moldar o futuro do ensino e da prática contábil. Responder à pesquisa servirá para:

– influenciar a profissão: esta é a oportunidade de direcionar os rumos da profissão contábil. Com isso, é possível definir o conhecimento, as habilidades e os comportamentos que serão críticos para os contadores em funções de sustentabilidade;

– aumentar a confiança: os contadores são essenciais para a manutenção da confiança e da credibilidade dos relatórios de sustentabilidade, e as ideias que surgirem podem contribuir para o fortalecimento da classe contábil;

– manter-se relevante: o cenário empresarial está evoluindo rapidamente. O profissional precisa estar atualizado em relação às demandas da sustentabilidade, pois isso é crucial para o desenvolvimento. O compartilhamento de ideias ajuda a garantir que o ensino da contabilidade permaneça relevante e atualizado;

– impacto global: a Ifac, como organização mundial, pode influenciar as normas e práticas educacionais em todo o mundo ao participar da pesquisa.

Responda ao questionário, até o dia 25 de outubro de 2023. A pesquisa está disponível em árabe, francês e espanhol. Participe!

Para saber mais, clique aqui