Internacional: Issb aprova trâmites finais referentes ao conteúdo técnico das normas de sustentabilidade

23 de fevereiro de 2023

Por Comunicação CFC

O Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB, na sigla em inglês) aprovou, por unanimidade, o conteúdo técnico final das normas de sustentabilidade. Com isso, os documentos passam para a fase de redação minuciosa e de “votação” formal, antes da respectiva emissão, prevista para o fim do segundo trimestre de 2023; a expectativa é que as normas entrem em vigor a partir de janeiro de 2024. O anúncio foi feito na reunião do ISSB, realizada em Montreal, no Canadá, nesta quinta-feira (16).

Simultaneamente a essa fase, o ISSB concentrará esforços no desenvolvimento de mais orientação e de material para treinamento, bem como no trabalho com os parceiros, com o objetivo de apresentar um programa central de capacitação em diferentes cenários econômicos, para que todos os participantes no mercado possam ter acesso aos benefícios das normas. Nesse intuito, o ISSB realizará parcerias estruturadas para a implementação das normas.

Outra ação de destaque foi a votação da referência às Normas Europeias de Relatório de Sustentabilidade (ESRS, na sigla em inglês), no âmbito de um apêndice ao S1 – a norma geral dos requisitos do ISSB –, como fonte de orientação que as empresas podem considerar, na ausência de uma norma ISSB específica, para identificar métricas e divulgações, se estas corresponderem às necessidades de informação dos investidores.

Em dezembro do ano passado, o ISSB anunciou que, em parceria com a Comissão Europeia e o EFRAG, trabalha para a construção do objetivo comum de maximizar a interoperabilidade das normas e de se alinhar às principais divulgações climáticas. Esse trabalho conjunto se centralizará agora na terminologia detalhada dentro das normas, a ser completado com a finalização de ambos os conjuntos de normas.

O ISSB atualmente colabora com outras jurisdições e organizações ativas no estabelecimento de normas de sustentabilidade em apoio à interoperabilidade da sua base global de normas rentáveis e úteis para a tomada de decisões e no preparo para a sua implementação efetiva.

Mais informações sobre os trâmites finais referentes ao conteúdo técnico das normas de sustentabilidade podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da IFRS.