Internacional: IASB conclui projeto para melhorar abordagem de desenvolvimento de requisitos de Divulgação para Normas Contábeis IFRS

13 de março de 2023

Por Comunicação CFC

International Accounting Standards Board (IASB, na sigla em inglês) concluiu,no dia 8, o projeto de aprimoramento de abordagem para desenvolver e redigir requisitos de Divulgação. A abordagem aprimorada foi projetada para ajudar o IASB a desenvolver normas contábeis que permitam às empresas fazer melhores julgamentos sobre quais informações são relevantes e devem ser divulgadas, fornecendo, assim, informações mais úteis aos investidores.

A abordagem aprimorada é resumida na orientação que o IASB publicou, juntamente a um resumo do projeto e uma declaração de feedback, como parte do projeto de revisão de Divulgações no nível de padrões direcionados do IASB.

A abordagem aprimorada abrange o envolvimento com os investidores para entender suas necessidades de informação; requisitos de divulgação juntamente a requisitos de reconhecimento e mensuração; implicações de novos requisitos de divulgação para relatórios por meios digitais; objetivos gerais e específicos que descrevam e expliquem as necessidades de informação dos investidores; e apoio a objetivos específicos, exigindo que as empresas divulguem itens de informação que satisfaçam às demandas.

O IASB pretende usar essa abordagem para desenvolver requisitos de divulgação.

O resumo e o feedback do projeto fornecem uma visão geral da revisão do nível pretendido para as normas sobre Divulgação, sintetizam o feedback da minuta de exposição dos requisitos de divulgação nas normas IFRS – Uma Abordagem Piloto – e definem a resposta do IASB a esse feedback.

A revisão do nível pretendido para as normas é um dos vários projetos da iniciativa de Divulgação projetados para melhorar as divulgações nas demonstrações financeiras. Apenas um projeto de iniciativa de Divulgação permanece: Subsidiárias sem Responsabilidade Pública.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Fundação IFRS.