Internacional: GLENIF e CILEA firmam acordo de cooperação para promover sistema de educação aos profissionais da contabilidade

23 de fevereiro de 2024

Por Comunicação CFC

Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF) e o Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA) firmaram um acordo de cooperação técnica para proporcionar aos profissionais da contabilidade um intercâmbio de conhecimentos. O documento foi assinado na tarde desta quarta-feira (21), pelo presidente do GLENIF, José Luiz Ribeiro de Carvalho, e pela presidente do CILEA, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“Esse acordo vem preencher uma lacuna. Agora, teremos um sistema de educação para auxiliar os profissionais na execução da contabilidade e na formação técnica. É também uma oportunidade de debate, de divulgação, de troca de experiências acerca das Normas Internacionais de Contabilidade, principalmente para pequenas e médias empresas no âmbito da América Latina”, disse o presidente do GLENIF.

De acordo com a contadora Maria Clara Bugarim, o acordo assinado simboliza o primeiro passo do processo. “A partir desta pedra fundamental, vamos detalhar o plano de trabalho e definir os objetivos. Agora, precisamos traçar o que realmente será colocado em prática e o que vamos ofertar aos profissionais da contabilidade”, comentou.

Para o contador José Luiz Ribeiro de Carvalho, uma das grandes discussões do planejamento detalhado do programa é como encaixar a temática de sustentabilidade para pequenas e médias empresas. “Não há orientação definida, ainda não temos muito conteúdo sobre a temática, mas será um tema necessário”, ponderou. Na grade curricular, estão previstos temas inerentes às Normas Internacionais de Contabilidade.

O sistema de educação será ofertado pelo GLENIF e pelo CILEA, na modalidade on-line. Novos direcionamentos serão divulgados por meio dos canais de comunicação das entidades.