Internacional: G20 se concentra no lançamento dos padrões inaugurais da ISSB

1 de março de 2023

Por Comunicação CFC

Os ministros da Fazenda e os governadores dos Bancos Centrais do G20 reuniram-se em Bengaluru, Índia, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2023, em encontro celebrado sob o lema “Uma Terra, uma Família, um Futuro”. O grupo se comprometeu a reforçar a cooperação política internacional e a orientar a economia global para garantir um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.

Desse encontro resultou uma publicação que pode ser acessada aqui. O resumo da reunião fez referência à corrente de trabalho relacionada ao Finance Track do G20: “A FSB, em coordenação com o ISSB e o IOSCO, [deve] preparar um relatório sobre o progresso das jurisdições e empresas sobre as divulgações financeiras relacionadas ao clima até outubro de 2023”.

Comentando o resumo da reunião do G20, Erkki Liikanen, presidente do conselho curador da Fundação IFRS, ressaltou:

“Somos gratos pela declaração do G20 e encorajados por nosso trabalho. Continuaremos nossa estreita cooperação com o Conselho de Estabilidade Financeira, o IOSCO e outros organismos, para apoiar a larga adoção das normas ISSB, uma vez que elas sejam emitidas no fim deste ano.”

Seguindo a política internacional e a demanda do mercado, o ISSB está desenvolvendo – para o interesse público – normas que resultarão em uma linha de base global abrangente e de alta qualidade de divulgações de sustentabilidade focada nas necessidades dos investidores e dos mercados financeiros. Suas duas normas iniciais – IFRS S1 e S2, cobrindo as exigências gerais e o clima – serão emitidas no fim do segundo trimestre de 2023.

Fonte: site da Fundação IFRS.