Internacional: Com a divulgação climática obrigatória, novo guia mostra aos profissionais da Contabilidade o passo a passo de como alcançar relatórios de gases de efeito estufa

2 de junho de 2023

Por Ibracon

Novas orientações para ajudar profissionais da Contabilidade e finanças a fornecer relatórios robustos de gases de efeito estufa (GEE) foram divulgadas hoje pela International Federation of Accountants (IFAC) e pela We Mean Business Coalition (WMBC), em parceria com a Accounting for Sustainability (A4S), Global Accounting Alliance (GAA) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).
A orientação é uma resposta à rápida escalada dos impactos das mudanças climáticas e aos requisitos obrigatórios emergentes de que as empresas divulguem informações robustas sobre suas emissões de GEE e riscos e oportunidades climáticas para ajudar os investidores a alocar capital para as empresas “mais verdes”.
O objetivo é orientar CFOs, profissionais da Contabilidade e profissionais de finanças a se basearem em sistemas e processos existentes, a fim de realizar ou aprimorar relatórios de GEE econômicos e de nível de investidor.
A primeira parte do Guia, 8 Passos para Aprimorar o Relatório de GEE: Um Roteiro para Profissionais de Contabilidade e Finanças , fornece aos profissionais da Contabilidade e finanças, um roteiro para se preparar para os requisitos de relatórios de emissões de GEE alinhados aos processos de relatórios financeiros. Enquanto o segundo, Blocos de Construção de Relatórios de GEE para Contadores, equipa os contadores com a orientação técnica necessária para coletar e melhorar a qualidade dos dados relacionados a todos os escopos de emissões de GEE  em níveis individuais de entidades e grupos.
As publicações foram lançadas em vista das próximas normas e regulamentos internacionais e jurisdicionais que tornarão obrigatório para as empresas avançar os relatórios de GEE para novos níveis e fornecer aos investidores informações úteis para decisões relacionadas a riscos e oportunidades climáticas. Estes incluem o International Sustainability Standards Board (ISSB) General Sustainability-related Disclosures (IFRS S1) e Climate-related Disclosures (IFRS S2), o European Financial Reporting Group (EFRAG) European Sustainability Reporting Standards (ESRS) e as regras propostas para divulgações sobre mudanças climáticas pela Securities and Exchange Commission (SEC).
“Com seu posicionamento para defender uma mentalidade integrada, conectando dados e processos e análises financeiros e de emissões, profissionais da Contabilidade e de finanças desempenham um papel crucial no fornecimento de relatórios de GEE úteis e confiáveis para a gestão e os mercados de capitais”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “A divulgação desta orientação é um passo significativo para permitir que esses profissionais se preparem para a crescente demanda por grau de investimento em relatórios climáticos, alinhando a contabilidade de emissões de GEE com a contabilidade financeira.”
Maria Mendiluce, CEO da We Mean Business Coalition, disse: “Esta orientação demonstra que relatórios robustos de GEE não são uma tarefa onerosa, mas sim uma tarefa que pode ser incorporada, a um custo mínimo, em sistemas e processos existentes. Trabalhando juntos, os profissionais de finanças e sustentabilidade podem reportar da maneira mais eficiente e, ao fazê-lo, atrair maior investimento daqueles provedores de capital que procuram as empresas mais sustentáveis.”
Fonte: Comunicação IFAC