Internacional: Aécio Dantas abre 11ª edição do CReCER

9 de maio de 2023

Por Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, abriu as atividades da 11ª edição da Conferência Regional de Transparência e Responsabilidade pelo Crescimento Econômico Regional (CReCER). O evento, que acontece de hoje (9) a 11 de maio de 2023, em São Paulo/SP, tem como objetivo promover o diálogo em duas frentes: a dos relatórios financeiros e de sustentabilidade de alta qualidade que podem apoiar a agenda de desenvolvimento sustentável, tanto no setor público quanto no privado; e a do uso de tecnologia para melhorar os sistemas centrais do Governo, incluindo aqueles para maior transparência e responsabilidade.

Em sua fala, o presidente Aécio apresentou as ações desenvolvidas pelo CFC e que conversam com os propósitos do evento, como a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), entre outras, e lembrou que a Contabilidade tem sido instada à mitigação dos desafios ambientais.

“A Ciência Contábil vem sendo chamada para a linha de frente da sustentabilidade, com o objetivo de desenvolver padrões globais de mensuração do impacto ambiental e social e de governança das atividades econômicas desenvolvidas ao redor do mundo”, ressaltou.

Aécio Dantas também falou dos desafios da Contabilidade frente as novas demandas mundiais que envolvem a melhoria do ambiente de negócios, governança e sustentabilidade. “Temos um gigantesco desafio pela frente, que é o de atender a essa demanda na busca de uma mudança de paradigma da economia, que reclama a adoção de providências urgentes de todos os segmentos, e nós, profissionais da contabilidade, precisamos definir padrões contábeis de aferição e consequente divulgação da conformidade e comprometimento das organizações com a Agenda ESG de sustentabilidade global”, ponderou.

Participaram da abertura do evento o representante do Comitê Global de Política Pública (GPPC, na sigla em inglês), o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, o diretor-executivo da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) e o diretor global de Prática Global de Governança do Banco Mundial, Arturo Herrera.

CReCER – O evento é organizado em conjunto pelo Banco Mundial (Bird), BID, Ifac, GPPC e o fórum global de representantes das seis maiores redes internacionais de contabilidade. A edição deste ano do CReCER tem como anfitriões e parceiros locais o CFC, o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento é rotativo e realizado a cada dois anos.

A conferência é uma plataforma de conhecimento que facilita o diálogo, o debate e a disseminação das melhores práticas globais em relatórios e auditorias contábeis, fiscais e financeiras. Seu foco é o apoio à formulação de políticas econômicas e ao fortalecimento institucional na região da América-Latina e do Caribe.