Internacional: ADAA anuncia que adotará Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais do Iesba

17 de março de 2023

Por Comunicação CFC

Abu Dhabi Accountability Authority (ADAA, na sigla em inglês) comunicou que passa a adotar o Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba), edição de 2022, incluindo as normas internacionais independentes. O código será aplicável a todas as entidades sujeitas ao mandato da ADAA para auditorias de demonstrações financeiras para exercícios iniciados em 15 de dezembro de 2023 ou após essa data.

O anúncio foi realizado durante a reunião do conselho do IESBA, que acontece nesta semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A ADAA é a autoridade máxima responsável por promover os princípios de responsabilidade, transparência e integridade em todas as entidades e instituições governamentais de Abu Dhabi, locais ou internacionais, nas quais o governo de Abu Dhabi tem participação em número superior a 25%.

O código foi reforçado em várias áreas importantes nos últimos anos, incluindo disposições que abordam o papel e a mentalidade esperada dos contadores profissionais e os requisitos de independência do auditor em relação à prestação de serviços que não são de asseguração para clientes de auditoria e honorários.

O código prioriza, acima de tudo, a responsabilidade de todos os contadores profissionais de agir no interesse público. A força e a aceitação global do código são evidentes, pois ele foi adotado ou é usado em mais de 130 jurisdições, traduzido para cerca de 40 idiomas e adotado pelas 34 maiores redes internacionais de firmas de contabilidade para auditorias transnacionais.

Nos próximos dias, o Iesba continuará deliberando sobre questões estratégicas em seu projeto para desenvolver normas de ética e independência para relatórios e asseguração de sustentabilidade, bem como em um projeto relacionado ao uso de especialistas por contadores profissionais em negócios e prática pública. Entre outros itens da agenda, espera-se também que o Iesba finalize um documento de consulta sobre sua estratégia e plano de trabalho para 2024-2027.

Para obter mais informações sobre o anúncio da ADAA, entre em contato mediante o seguinte e-mail: [email protected].

Para mais informações sobre a reunião do Iesba, clique aqui. Para se inscrever e participar do evento como ouvinte, clique aqui.