Importância da classe contábil na pauta da sustentabilidade é destaque na abertura Conexão Contábil Norte

28 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

A solenidade de abertura do Conexão Contábil, edição Norte, começou 27/9. O evento é gratuito, acontece no formato híbrido e vai até esta quinta-feira (28/9). Ao todo, o encontro reúne um público de mais de 2 mil pessoas entre aqueles que participam presencialmente, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), e o público que assiste a distância pela plataforma Zoom e pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, abriu os discursos da solenidade. A contadora fez uma pequena homenagem aos presidentes dos Conselho Regionais de Contabilidade (CRCs) da região Norte e ao Conselho Diretor que atua no estado amazonense. Em seu discurso, também ressaltou que a programação do evento inclui debates e o levantamento de propostas para ações a curto, médio e longo prazo sobre pautas relacionadas à sustentabilidade, principalmente da Amazônia.

Joseny Gusmão ainda falou sobre a satisfação de o CRCAM ser o anfitrião da quarta edição do Conexão Contábil. “É com muito orgulho e honra que sediamos e recebemos profissionais da contabilidade dos mais diversos e variados cantos do Brasil, que vieram expor as suas experiências voltadas para a classe contábil, contribuindo para a consolidação, atuação da nossa profissão, que, cada vez mais, cresce e vem transformando o mundo. Promover esse evento aqui na cidade de Manaus é a realização de uma conquista para toda a classe contábil brasileira”, afirmou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, relacionou a agenda environmental, social and governance (ESG, na sigla em inglês) à própria realidade da Floresta Amazônica, como uma referência de sustentabilidade. O contador ainda destacou a importância de os profissionais da contabilidade compreenderem e aplicarem esses valores em seu dia a dia de trabalho. “Somos nós, profissionais da contabilidade, os responsáveis por demonstrar as informações não-financeiras. E, para isso, precisamos conhecer o assunto e saber como funciona esse processo. Da mesma forma, precisamos nos engajar e contribuir com comentários e sugestões nas consultas públicas que são abertas no Brasil e no exterior sobre o assunto”, ressaltou.

A cerimônia ainda contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Érico Desterro; da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; da vice-presidente do TCE/AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai; da ex-presidente do CRCAM, Lucilene Florêncio Viana, representando os profissionais que presidiram esse Regional; e do subsecretário da Receita Federal, Arminio Adolpho, representando o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida.

Sobre o Conexão Contábil

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

Para assistir ao primeiro dia de evento, clique aqui, e para acompanhar o segundo dia, acesse.