Importância da capacitação dos profissionais da contabilidade é reforçada na abertura do Conexão Contábil Sul

31 de agosto de 2022

Por Comunicação CFC

O Conexão Contábil, edição Sul, foi iniciado na tarde desta terça-feira (30/8). O evento, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), reúne mais de 1.800 participantes nos formatos presencial e a distância. A parte física acontece na sede do CRCPR, localizada em Curitiba/PR. Para aqueles que optaram em acompanhar ao evento no modelo virtual, é possível assistir às palestras pela plataforma Zoom, para inscritos, ou pelo canal do CFC no YouTube, para o público em geral.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, deu as boas-vindas ao público e, em seguida, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, ressaltou o empenho dos Regionais do Sul para oferecer um excelente evento ao público.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira, fechou os discursos dos Regionais sediados no Sul do país. O contador celebrou o evento e falou sobre os benefícios da iniciativa. “É uma grande alegria estarmos aqui porque estamos entre amigos, que têm um grande propósito em comum que é a valorização da profissão contábil e a discussão sobre o conhecimento contábil e o quanto a nossa profissão pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Vice-presidente [José] Donizete, quero te parabenizar também pela iniciativa do Conexão Contábil porque eu tenho certeza de que já é um grande sucesso”, afirmou.

A abertura do Conexão Contábil ainda contou com a presença do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, que explicou que há muitos temas fundamentais para a manutenção da relevância da Contabilidade, mas que ele gostaria de destacar três pontos que estavam presentes na programação do evento. “Primeiro, a questão da governança corporativa e pública porque sem governança não temos condição de ter a transparência e a ética necessária para conduzir os negócios, tanto no setor privado como no público. A questão da inovação e do empreendedorismo, que é fundamental para que os profissionais se diferenciem no mercado. É com isso que temos os melhores resultados, o aumento de receita, a produtividade, a partir de melhorias contínuas em todos os nossos processos e também um outro assunto que, para mim, é extremamente caro e tem sido debatido atualmente, que é a discussão sobre as mudanças das diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis”, pontuou.

Para fechar essa parte da programação, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representando o presidente do CFC, Aécio Dantas, refletiu sobre temas que, segundo ele, precisam estar presentes no dia a dia da Contabilidade. O contador ainda falou sobre a importância da Educação Profissional Continuada (EPC) e destacou que, somente em 2022, mais de 135 mil pessoas foram atendidas pelos eventos promovidos pelo Sistema Contábil brasileiro. “Nós estamos, a cada edição, reforçando matérias que antes estavam muito afastadas de uma discussão mais técnica, de uma propriedade mais efetiva da própria Contabilidade, e aqui nós estamos falando da matéria da governança, do ESG, da própria discussão sobre as reformas das diretrizes curriculares, temas que estão além da técnica, mas que são argamassas, que elevam uma técnica, que é a técnica da Contabilidade, a produzir um efeito de transformação social e, a cada edição dessas, esse debate tem feito com que nós possamos construir um legado de dizer que, sim, a responsabilidade socioambiental, a liderança e a governança são papéis da Contabilidade”, ressaltou.

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago; a diretora da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e ex-vice-presidente do CFC, Lucélia Lecheta; e o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Moacir Carlos Baggio, também fizeram parte da cerimônia de abertura.

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

Para acessar o evento, clique aqui.