IFAC lança nova ferramenta de implementação para auditores sobre identificação e avaliação de riscos de distorção relevante

6 de janeiro de 2023
Por Comunicação IFAC

A International Federation of Accountants (IFAC) lançou um novo recurso, The Risk Identification and Assessment Process: Tips on Implementing ISA 315. A ferramenta auxilia os auditores a implementar a Norma Internacional de Auditoria (ISA) 315 do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante de forma eficaz para auditorias de demonstrações financeiras para períodos que comecem em, ou após,  15 de dezembro de 2021. No Brasil, a Norma NBC TA 315 (R2), equivalente nacional da ISA 315, aplica-se a auditoria de demonstrações contábeis de períodos iniciados em, ou após, 1º de janeiro de 2022.

A ferramenta oferece uma visão geral dos principais conceitos e explica os requerimentos novos e anteriormente existentes. Inclui, também, exemplos e enfatiza a escalabilidade da norma com foco em entidades de menor complexidade. A ferramenta não substitui a necessidade de ler a ISA 315, incluindo sua aplicação e outros materiais explicativos.

O recurso é baseado na Ferramenta de Implementação para Auditores da Chartered Professional Accountants of Canada (CPA Canada) e segue o lançamento no início deste ano da Auditing Accounting Estimates: ISA 540 (Revised) Implementation Tool da IFAC. Essas ferramentas apoiam os esforços para melhorar a qualidade da auditoria globalmente e, mais amplamente, a adoção e a implementação das normas internacionais.

Orientações e recursos adicionais estão disponíveis na seção Supporting International Standards do Portal do Conhecimento da IFAC.