IFAC, Gavi e The Global Fund lançam programas pioneiros de capacitação em contabilidade em países da África

29 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

International Federation of Accountants (IFAC, na sigla em inglês), a Gavi (The Vaccine Alliance) e o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária lançaram, na última sexta-feira (23), programas de capacitação contábil em Gana e Burquina Fasso, ambos países da África. A iniciativa pioneira visa desenvolver a profissão contábil nesses países, por meio do apoio ao Institute of Chartered Accountants of Ghana e à Ordre National des Experts Comptables et des Comptables Agréés du BurKina Faso.

A IFAC firmou parceria com a Federação Pan-Africana de Contadores (PAFA, na sigla em inglês), que desempenhará o papel de gerente de programa e projeto para a implementação dos projetos-piloto em ambos os países.

Ao se concentrar no fortalecimento da infraestrutura da profissão contábil, esses projetos-piloto apoiarão práticas contábeis robustas no setor de saúde pública, melhorarão a gestão financeira geral dos fundos dos doadores e fornecerão benefícios de longo prazo para a economia e a sociedade em Gana e Burquina Fasso.

O evento formal de lançamento, ocorrido no último dia 23, foi precedido de duas semanas de reuniões intensivas em Acra, capital do Gana, e em Uagadugu, capital de Burquina Fasso, para coordenar um amplo apoio e garantir o sucesso. O evento foi uma oportunidade para a IFAC, as organizações locais de contabilidade e as agências doadoras se encontrarem – inclusive a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), que recentemente juntou esforços para desenvolver capacidade e apoiar a gestão financeira no país. As discussões consideraram os próximos passos para os projetos em Gana e Burkina Faso e o futuro da parceria.

Sobre o Fundo Global

O Fundo Global é uma parceria mundial para derrotar o HIV, a tuberculose e a malária e garantir um futuro mais saudável, seguro e equitativo para todos. O fundo arrecada e investe mais de US$ 4 bilhões por ano para combater as doenças infecciosas mais mortais e fortalecer os sistemas de saúde em mais de 100 países mais atingidos por essas enfermidades. Desde o início da pandemia da Covid-19, o programa investiu mais US$ 4,3 bilhões para combater o novo surto sanitário e reforçar os sistemas de saúde. A iniciativa une líderes mundiais, comunidades, sociedade civil, profissionais de saúde e setor privado para encontrar soluções que tenham o maior impacto e replicá-las em escala mundial. Desde 2002, a parceria do Fundo Global já salvou 50 milhões de vidas.

Sobre a Gavi, a Aliança de Vacinas

Gavi, The Vaccine Alliance é uma parceria público-privada que ajuda a vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortais. Desde sua criação, em 2000, a Gavi ajudou a imunizar toda uma geração – mais de 981 milhões de crianças – e evitou mais de 15 milhões de mortes, o que contribuiu para reduzir pela metade a mortalidade infantil em 73 países de baixa renda. A Gavi também desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança sanitária global, ao apoiar os sistemas de saúde e financiar estoques globais de vacinas contra ebola, cólera, meningite meningocócica e febre amarela. Após duas décadas de progresso, a Gavi agora está focada em proteger a próxima geração, principalmente as crianças com dose zero – ou seja, que não receberam nem uma única vacina. A Vaccine Alliance emprega financiamento inovador e as mais recentes tecnologias – de drones a biometria – para salvar milhões de vidas, prevenir surtos antes que eles possam se espalhar, e ajudar países no caminho da autossuficiência. Saiba mais em www.gavi.organd e siga no Facebook e no Twitter.

A Gavi é coorganizadora da Covax, o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT, na sigla em inglês), juntamente à Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em sua função, a Gavi está focada na aquisição e entrega para Covax: coordena o projeto, a implementação e a administração do Mecanismo Covax e do Gavi Covax AMC, e trabalha com seus parceiros da Aliança, Unicef e OMS, juntamente a governos, na preparação e distribuição dos fármacos aos países.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da IFAC.