Iesba: compromisso com a preparação das normas globais de ética e independência

20 de junho de 2022

Por Simone Kuperchmit
Comunicação CFC

International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês) decidiu por unanimidade tomar medidas para desenvolver normas de ética e independência adequadas para aplicação global como parte fundamental dos relatórios de sustentabilidade transparentes, relevantes e confiáveis em ritmo compatível com a velocidade de transformação dos relatórios corporativos. A demanda por informações sobre sustentabilidade aumentou substancial e rapidamente nos últimos anos e tais informações são cada vez mais utilizadas para apoiar a alocação de capital ou outras decisões de investidores, clientes, funcionários atuais ou potenciais e outras partes interessadas.

O Iesba reconhece também o papel essencial que a ética e a independência desempenham na produção, na elaboração de relatórios e na asseguração das informações sobre sustentabilidade.

O organismo encarregou o novo Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade do desenvolvimento de ações para a definição de suas normas referentes aos relatórios e asseguração de sustentabilidade. O GT elaborará um plano de ação até dezembro de 2022 como um orientador para o lançamento do trabalho de definição de normas. Esse trabalho prosseguirá em conjunto com o desenvolvimento das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, pelo International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês), e das Normas Internacionais sobre Standards on Assurance Engagements (ISAEs, na sigla em inglês), pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês). O Iesba reconhece a importância de coordenar esse trabalho com o ISSB e o IAASB para que grupos de normas coerentes sejam colocados em prática a tempo de fornecer a infraestrutura regulatória necessária para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Saiba mais aqui.

Fonte: site do Iesba.