IASB publica a sua revisão dos requisitos de classificação e mensuração relativos a instrumentos financeiros

6 de janeiro de 2023
Por Comunicação IFRS

O International Accounting Standards Board (IASB) publicou em 21 de dezembro o seu relatório com o balanço dos feedbacks concluindo o projeto de Revisão Pós-implementação (PIR) dos requisitos de classificação e mensuração da IFRS 9 – Instrumentos Financeiros.

O feedback dos stakeholders e a pesquisa realizada no âmbito da revisão mostram que os requisitos estabelecidos na IFRS 9 estão funcionando como pretendido e fornecem informações úteis aos utilizadores das demonstrações contábeis.

Em resposta ao feedback, o IASB também identificou áreas de pesquisa e definição de normas para melhorar ainda mais as informações fornecidas aos usuários das demonstrações contábeis.

O IASB iniciou um projeto de definição de normas focado na avaliação de uma empresa com características contratuais do fluxo de caixa de ativos financeiros com recursos vinculados a índices ESG e em transferências eletrônicas de dinheiro como liquidação de um ativo ou passivo financeiro.

Um Exposure draft estabelecendo as alterações propostas a partir deste projeto será publicado no 1º trimestre de 2023.

Também foi adicionado um projeto de pesquisa ao plano de trabalho do IASB para explorar se pode clarificar os requerimentos para a aplicação do método dos juros efetivos aos instrumentos financeiros mensurados pelo custo amortizado e os requerimentos para as modificações nos instrumentos financeiros.

O PIR buscou feedback de empresas, investidores, auditores, normatizadores, reguladores e acadêmicos. O IASB recebeu 95 cartas – comentários e participou de mais de 40 reuniões com stakeholders de todo o mundo.

O IASB revisa as principais normas alguns anos após sua data de vigência, para saber se a norma está funcionando como pretendido.

Andreas Barckow, presidente do IASB, disse:

“A IFRS 9 foi a pedra angular da resposta do IASB à crise financeira. É encorajador ver que o PIR dos requerimentos de classificação e mensuração da IFRS 9 concluiu que a norma está funcionando como pretendido. Mas o feedback também destacou áreas para maiores esclarecimentos. Passamos agora à revisão dos requerimentos de perdas na IFRS 9 e esperamos envolver os stakeholders nesse trabalho.”

O IASB iniciou o PIR da IFRS 9─Impairment no segundo semestre de 2022. Espera-se que um pedido de informações seja publicado no primeiro semestre de 2023.

Acesse a Revisão Pós-implementação da IFRS 9 — Relatório de Projeto de Classificação e Gerenciamento e Declaração de Feedback.