IAASB disponibiliza vídeos sobre novas normas de gestão da qualidade

1 de julho de 2022

Por Comunicação CFC

International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês) em colaboração com o Fórum de Firmas (FoF, na sigla em inglês), realizou dois painéis em vídeo sobre as novas e revisadas normas de gestão da qualidade. A iniciativa tem como objetivo apoiar a implementação de pequenas e médias empresas (SMPs, na sigla em inglês) e ajudá-las.

Os painéis se concentram em fornecer uma visão geral da Norma Internacional sobre Gestão da Qualidade 1 (ISQM 1) – Gestão da Qualidade para Empresas que Realizam Auditorias ou Revisões de Demonstrações Financeiras, ou Outras Assegurações ou Serviços Relacionados, como as empresas que estão planejando sua implementação e compartilhando exemplos práticos, dicas e sugestões de boas práticas. Esses vídeos estão disponíveis em inglês, e as transcrições traduzidas em espanhol e francês.

Os normativos – As normas de gestão da qualidade, publicadas no final de 2020, fortalecem e modernizam a forma como uma empresa de qualquer tamanho ou nível de complexidade discute a gestão da qualidade. Elas abordam o ecossistema de auditoria em evolução e cada vez mais complexo, incluindo as expectativas crescentes das partes interessadas e a necessidade de sistemas de gestão da qualidade que sejam proativas e adaptáveis.

Essas normas marcam a evolução de uma abordagem tradicional e mais linear de controle da qualidade para uma abordagem de gerenciamento da qualidade integrada, além de reconhecerem a importância da governança e da liderança da empresa, com qualidade incorporada na cultura desta, decisões estratégicas e operacionais, ações e comportamento da liderança.

As normas também promovem monitoramento e remediação mais eficazes. Aumentam a responsabilidade dos sócios para gerenciar e alcançar a qualidade da auditoria, além de reforçar quem pode realizar revisões da qualidade e como são realizadas.

Para mais informações sobre os vídeos das normas de gestão da qualidade do IAASB, clique aqui.

Fonte: site da Ifac.