Governança é tema de palestra na 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos MG

27 de março de 2023

Por Comunicação CFC

O tema “O que é Governança e quais são seus mecanismos“ fez parte da programação da 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos que acontece em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira, 24/3. O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Rede Governança Brasil (RGB) e pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público.

A palestra foi conduzida pela coordenadora do Comitê de Governança para o Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, que destacou que a questão é muito mais sobre como os participantes irão aplicar nos seus municípios as peças sobre governança ali apresentadas. E sobre como a governança, enquanto uma tese, pode ser transformada em prática e proporcionar resultados.

Na ocasião, Alzira apresentou um vídeo que fala sobre legado, em que destacou um exemplo deixado pelo piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. Ela cita que o legado deixado por qualquer um deveria sempre ser histórico.

Quando levanto a figura do gestor público sempre me perguntam sobre legado. E todos nós queremos deixar um para o futuro. Agora, quando pergunto para algum prefeito ou figura pública qual legado essa pessoa está deixando para a sociedade, a resposta que mais recebo é: eu fiz um prédio, fiz uma escola, ou outras coisas físicas e visíveis. E é lindo esse legado. Mas olha o legado de um personagem como o Ayrton, que ultrapassa o material e vai para a memória, para a esperança, para a história, e talvez esse seja um dos maiores legados. E talvez essa seja também uma forma de trazer para todos os presentes uma consciência de que sim é preciso ter escolas, hospitais, prédios públicos, eficiência, mas o legado está na construção histórica que estamos fazendo em nosso país. A história é escrita pelas mãos de todos que acreditamos na governança“, detalhou Alzira.

Recalcular as rotas enquanto gestor público é uma necessidade, para a palestrante é necessário ter um novo olhar sobre as coisas, organizar a casa, para dar um novo sentido sobre a municipalização da governança. Para assistir a palestra na íntegra acesse o canal do CFC no YouTube e acompanhe. Clique aqui.