Fundação IFRS concluiu consolidação da VRF

9 de agosto de 2022

Com informações da IFRS

A Fundação IFRS anunciou, no dia 1° de agosto, que concluiu a consolidação da Value Reporting Foundation (VRF, na sigla em inglês). A VRF segue um compromisso adotado na 26ª Conferência das Partes (COP26), que tem como principal objetivo apoiar o International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) – órgão fundado pela própria fundação. A ajuda consiste na potencialização dos recursos das principais iniciativas globais de divulgação de sustentabilidade que apoiam o ISSB. Com isso, espera-se desenvolver uma linha de base global abrangente de divulgações de sustentabilidade para os mercados de capitais.

Para auxiliar esse processo, as diretrizes do Sustainability Accounting Standards Board (Sasb, na sigla em inglês) – uma organização sem fins lucrativos que, juntamente com a International Integrated Reporting Council (IIRC, na sigla em inglês), formam a VRF – serão usadas como base para o desenvolvimento das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS.  Já a estrutura do Relato Integrado irá fornecer conectividade entre demonstrações financeiras e divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

Para facilitar o cenário de divulgação de sustentabilidade, essa consolidação preserva todas as demandas do mercado e segue a Climate Disclosure Standards Board (CDSB, na sigla em inglês) – organização que trabalha para fornecer informações materiais para investidores e mercados financeiros por meio da integração de informações relacionadas às mudanças climáticas nos principais relatórios financeiros.

Com isso, a partir de agora, o ISSB incorporará um padrão de abordagem baseado nos mesmos regulamentos da Sasb. O ISSB incentiva as empresas e investidores a continuar a fornecer suporte completo e uso dos padrões Sasb.

Já o International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês), da Fundação IFRS, e o ISSB estão com a missão de arquitetarem estrutura de Relatórios Integrados. Mas, para isso, as organizações ainda estão trabalhando em uma forma de como elaborar e integrar esses documentos dentro dos padrões.

Desde já, a Fundação IFRS está com foco total na análise de como está o desenvolvimento de suas normas de divulgação de sustentabilidade no mercado e na conectividade dos relatórios exigidos pelo Iasb e ISSB.  Para executar essas tarefas, o organismo continuará com os órgãos consultivos da VRF, programas e redes de educação, associação e licenciamento.

Vários Diretores da VRF farão a transição para funções de consultor para observar as reuniões dos curadores da Fundação IFRS e para participar de um Grupo Consultivo de Transição da Fundação IFRS recém-formado.

Na ocasião, o presidente dos curadores da Fundação IFRS, Erkki Liikanen, disse:

“Estou muito satisfeito que a Fundação IFRS tenha finalizado a consolidação com a VRF. Esse ato segue a evolução bem-sucedida do CDBS e nos ajudam a responder a demandas das partes interessadas e cumprir o compromisso que assumimos na COP26 – harmonizar o cenário de divulgação de sustentabilidade e determinar o trabalho das iniciativas de relatórios existentes”, falou Liikanen.

Os copresidentes da VRF também comentaram:

“A estrutura de Relatórios Integrados e os padrões Sasb foram desenvolvidos para atender à demanda do mercado por ferramentas eficazes de relatórios e gerenciamento. Essa adoção em todo o mundo permitiu que as empresas entregassem voluntariamente informações comparáveis, consistentes e confiáveis ​​aos investidores. Agora, olhamos para um futuro sob a Fundação IFRS em que essas ferramentas podem ajudar a fornecer uma linha de base global para a divulgação de sustentabilidade, conectada às demonstrações financeiras. Sabemos que a equipe VRF, ao assumir novas funções ao lado de colegas da Fundação IFRS, está pronta para enfrentar esse novo desafio e cumprir essa missão. Contamos com o apoio contínuo de nossas partes interessadas em todo o mundo para nos permitir atingir esse objetivo”, expressaram.