Estão abertas as inscrições para o Exame de Qualificação Técnica

25 de julho de 2024

Por Agência Apex/Comunicação CFC

Serão abertas nesta quinta-feira (25), às 16h, e encerrarão no mesmo horário do dia 23 de agosto, as inscrições para o Exame de Qualificação Técnica (EQT) realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). De acordo com o Edital n.º 2/2024, as provas serão aplicadas em formato presencial pela Fundação Getulio Vargas entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro deste ano, em todo o território nacional.

“O exame é um pré-requisito para profissionais que pretendem atuar como auditores nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), bem como para os profissionais que desejam operar como peritos contábeis”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento.

O EQT é voltado para todos os contadores com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Após a aprovação, o profissional é incluído no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e/ou Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC. Para se manterem cadastrados, é preciso cumprir uma pontuação anual obrigatória no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Essa pontuação é obtida por meio da participação em cursos credenciados, conforme previsto na Norma Brasileira de Contabilidade, NBC PG 12 (R4).

Esta é a 27ª edição do exame para auditores e a 10ª edição do exame para peritos, que será composto por prova escrita, com questões objetivas de múltipla escolha e questões dissertativas. As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial da banca examinadora. A taxa de inscrição para cada prova é de R$244,00 a ser recolhida via boleto bancário.