Especial semana do empreendedor: uma história de superação e conhecimento em rede

13 de outubro de 2022

Por Comunicação CFC

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa foi celebrado na quarta-feira, 5 de outubro. A data comemorativa é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei n.º 9.841, de 1999. Em 2006, entrou em vigor a Lei Complementar n.º 123, que criou o Simples Nacional, regime de arrecadação simplificado para pequenas empresas.

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021, divulgada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o Brasil tem 43 milhões de empreendedores. Essa força por empreender gera trabalho e conquistas positivas para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Entre tantos que empreendem no país, a história da contadora Luzinete Santos, de 67 anos, moradora da cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE), chama a atenção. Ela concluiu o ensino fundamental em uma escola pública industrial e, logo depois, precisou lidar com o seu primeiro desafio: ingressar no ensino técnico. “O curso de técnico em contabilidade era pago, e eu não tinha condições para custeá-lo; então, comecei a empreender pintando e vendendo panos de pratos. Aprendi na escola pública e, com a renda, pagava as mensalidades”, contou.

Foto: arquivo pessoal

Aos 18 anos, em busca do primeiro emprego, Luzinete relata que teve outro obstáculo, pois, segundo ela, a sua própria altura a impedia de conquistar espaço no mercado de trabalho. “Minha estatura, menos de 1,50m, não passava credibilidade. Mesmo assim, consegui emprego em um escritório de contabilidade, mas para atuar como office-girl”, destacou. Ainda de acordo com a contadora, a oportunidade foi boa, porque ela aproveitava as horas vagas para aprender mais sobre a área.

As superações continuaram constantes na vida de Luzinete. Na era digital, em que os mais jovens estão cada vez mais conectados, ela não permitiu que a idade fosse um empecilho. A contadora criou um perfil no Instagram (@luzinetesantos.cont), página na qual ela dá dicas sobre Contabilidade, planejamento tributário, imposto de renda, Microempreendedor Individual (MEI), cálculos trabalhistas, entre outros temas.

O perfil na rede social disponibiliza informações práticas, para que os contribuintes alcancem o conteúdo com facilidade. A ideia surgiu por meio dos atendimentos que a profissional realiza como voluntária do convênio firmado entre o Conselho Regional de Contabilidade do Pernambuco (CRCPE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (SEBRAE-PE), aos microempreendedores e às microempresas.

Para Luzinete, ainda faltavam aos empreendedores conhecimentos específicos na hora de começar um negócio; ao identificar a demanda, ela iniciou as consultorias na internet. “Percebi a falta de conhecimentos em alguns contribuintes, que provoca sérios prejuízos para a empresa – tudo porque não procuram uma consultoria antes e após a formalização da empresa. Com essa decisão, minhas principais conquistas têm sido meu reconhecimento profissional e a obtenção de novos clientes”, afirmou.

Foto: arquivo pessoal

Segundo a contadora, é de suma importância que haja informação precisa e objetiva na rede para que os seguidores tenham acesso a conteúdo de qualidade, de maneira rápida e fácil. “As mudanças têm sido constantes e, com isso, o contribuinte precisa de informações rápidas e com clareza; e isso ele encontra no meu perfil”, disse.

No dia 1º de outubro de 2022, Luzinete completou 48 anos de trabalho e dedicação à Contabilidade. Com muita alegria, ela diz que toda essa trajetória evoca boas recordações. “É uma história de desafios e, ao mesmo tempo, muita conquista. Depois de tantos anos, sair de um processo tradicional para imergir na tecnologia digital é uma vitória”, contou