Eleições CRCMG: última semana para atualizar cadastro e regularizar débitos para participar do processo eleitoral

30 de outubro de 2023

Por Comunicação CRCMG

No dia 13 de novembro, todos os contadores e técnicos em contabilidade com registro ativo estão convocados para a votação que elegerá 1/3 (um terço) dos integrantes do plenário do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG).

A fim de garantir que os profissionais da contabilidade registrados recebam as informações necessárias para realizar o voto, que é obrigatório, o CRCMG alerta sobre a necessidade da regularização dos dados cadastrais até 3 de novembro.

Além disso, de acordo com o calendário eleitoral de 2023, o prazo para a correção de inconsistências na situação financeira também é de até dez dias antes da data da votação. Ou seja, o profissional tem até o dia 3 de novembro para atualizar seu cadastro e regularizar seus débitos para que tenha o direito de votar. Para isso, é necessário entrar em contato com o Conselho através do telefone (31) 3269-8400.

Essa previsão consta no art. 4º da Resolução CFC n.º 1.688/2023, normativo que disciplina as eleições diretas dos CRCs.

O processo eleitoral ocorrerá de forma totalmente virtual, por meio do site www.eleicaocrc.org.br. Aos profissionais aptos, o CFC já começou a enviar a carta-senha, via e-mail, com uma senha provisória que, após ser alterada para definitiva, permitirá o acesso à plataforma de votação. Outros comunicados sobre as Eleições dos CRCs também serão enviados, o que ressalta a importância dos dados cadastrais atualizados.

Também será possível votar utilizando a senha do Certificado Digital, tipo e-CPF. Nesse caso, não é necessário fazer a troca da senha provisória enviada na carta-senha pela senha definitiva.

Lembrando que a ausência do profissional apto a votar na eleição gera multa. Assim, por mais que o contador ou técnico não esteja atuando, mas tenha o registro ativo e esteja em dia com as obrigações, é obrigatório participar da votação.

Para mais informações, clique aqui.