CRCMG se reúne com vice-prefeito de Montes Claros

22 de junho de 2022

Por Comunicação CRCMG

O objetivo do encontro foi solicitar atendimento preferencial para o profissional da contabilidade e estreitar o relacionamento entre a prefeitura e a classe contábil

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira, acompanhada dos conselheiros do CRCMG, Edenilson Durães e Sandro Lobo, da integrante do Grupo de Estudos Técnicos da Área Tributária do CRCMG, Jacquelline Aparecida Batista de Andrade, e do presidente do Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas, Flávio Fernando Amaral, reuniu-se ontem, 21 de junho, com o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira.

O encontro fez parte das ações do Plano de Reinvindicação de Atendimento Diferenciado para os profissionais da contabilidade, criado pelo CRCMG com o objetivo de aperfeiçoar ou reivindicar um atendimento especial ou um canal exclusivo para todos os profissionais da contabilidade – tanto da capital quanto do interior.

Inicialmente, a presidente do CRCMG, Suely Marques, explicou que o Conselho enviou um ofício às prefeituras do estado solicitando reuniões para abordar a possibilidade de um atendimento preferencial ao profissional da contabilidade e destacou as parcerias já firmadas com outras entidades públicas. Ela salientou que o Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas foi convidado para participar da reunião por ser uma entidade próxima ao profissional, que conhece os desafios e as necessidades da classe na região.

Na oportunidade, o vice-prefeito Guilherme Oliveira enfatizou que as portas da prefeitura estão sempre abertas para os profissionais da contabilidade e lembrou que vários serviços foram melhorados para que o trabalho se tornasse mais ágil, principalmente durante a pandemia.

O conselheiro do CRCMG, Edenilson Durães, salientou que o profissional da contabilidade é quem resolve, para seus clientes, todas as questões junto aos órgãos públicos e propôs que fossem realizadas reuniões com as entidades para abordar os pontos de melhoria, objetivando dar mais celeridade aos processos que tramitam junto à prefeitura. Da mesma forma, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas, Flávio Amaral, enfatizou que a burocratização deixa os processos mais lentos e, assim, reforçou o pedido de melhorias e sugeriu a criação de grupos para tratar os assuntos inerentes a elas.

A integrante do Grupo de Estudos Técnicos da Área Tributária do CRCMG, Jacquelline Andrade, destacou que, em Montes Claros, existe um canal aberto com os órgãos públicos e que essa proximidade deixa o profissional mais à vontade para sugerir melhorias. Ela também comentou sobre a necessidade de a legislação ser atualizada e sobre a possibilidade de os profissionais terem um canal mais direto e célere com a prefeitura.

Diante das manifestações apresentadas, o vice-prefeito Guilherme Oliveira solicitou que seja feito um detalhamento de quais processos precisam de uma atenção, para que se tornem mais ágeis, e afirmou que é possível, também, agendar um treinamento para esclarecer as dúvidas existentes nos processos atuais. “Entendemos muito bem a importância do profissional da contabilidade em todos os processos da prefeitura e estamos abertos a essas reivindicações. Por isso, pedimos o envio das manifestações, para que possamos tratar com cada responsável dentro da prefeitura, com o intuito de que o profissional da contabilidade tenha um atendimento mais adequado e com mais celeridade.”, disse ele.

Para finalizar, a presidente sugeriu que o sindicato, que é a entidade que representa os profissionais, busque junto à classe contábil esse detalhamento, para que as melhorias nos canais da prefeitura sejam definidas. “A partir disso, será feito um ofício, assinado em conjunto entre o CRCMG e o sindicato, que será encaminhado à prefeitura, detalhando quais os processos precisam de uma atenção por parte do órgão.”, afirmou.

Também participaram da reunião Wilson Atair Ramos, diretor de contabilidade da Prefeitura de Montes Claros; Neurailton Santos Lima, tesoureiro do Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas, e Mariah de Almeida, assessora de comunicação do Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas.