CRCMG recebe representantes da SEF/MG para apresentação sobre a Nota Fiscal Mineira

17 de julho de 2024

Por Comunicação CRCMG

Encontro abordou o novo programa de estímulo à cidadania fiscal e o papel dos profissionais da contabilidade na sua implementação.

No dia 16 de julho, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira, recebeu, na sede do Conselho, representantes da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Entre os presentes, estavam a secretária adjunta da SEF/MG, Dra. Luciana Mundim; o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF/MG, Leônidas Marques; e o assessor de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF/MG, Luiz Zanon.

Durante o encontro, a SEF/MG apresentou ao CRCMG o programa Nota Fiscal Mineira, uma iniciativa de estímulo à cidadania fiscal no estado, que incentiva a população a solicitar a emissão do documento fiscal, incluindo o CPF nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em todas as suas compras. A ação também oferecerá prêmios em dinheiro, que variam de R$100 a R$1 milhão. O lançamento está previsto para a primeira quinzena de agosto de 2024.

A SEF/MG aproveitou a oportunidade e convidou o CRCMG para ajudar na divulgação e na conscientização dos profissionais da contabilidade, que terão o papel de instruir os comerciantes e demais empresários sobre como se preparar e se adequar à nova legislação. A presidente do CRCMG, Suely Marques, demonstrou total apoio à iniciativa e se colocou à disposição para firmar uma parceria para a realização de um “Café com Contabilista”, evento ideal para divulgar e esclarecer dúvidas sobre o programa.

A reunião também contou com a presença da vice-presidente institucional do CRCMG, Adelaide Maria da Cruz, e do diretor-adjunto de Gestão Operacional do CRCMG, Júlio César da Silva.