CRCMG realiza solenidade de posse dos novos conselheiros e do Conselho Diretor

7 de março de 2024

Por Comunicação CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou, no dia 6 de março, a solenidade de posse dos conselheiros eleitos para o mandato 2024/2027 e da diretoria eleita para o biênio 2024/2025.

O evento aconteceu em Belo Horizonte, no Centro Cultural Unimed, e foi prestigiado por cerca de 500 pessoas, entre autoridades e profissionais de diversos segmentos da contabilidade, vindos de várias regiões de Minas e do Brasil, além de presidentes e conselheiros do Sistema CFC/CRCs.

A mesa de honra foi composta pela presidente reeleita do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira; pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; pela superintendente-adjunta da 6ª região fiscal da Receita Federal, Joyce Frade Machado, representando o superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB) em Minas Gerais, Michel Lopes Teodoro; pela presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Patrícia Vinte Di Iório; pelo subsecretário de Contadoria-Geral do Município de Belo Horizonte, Nourival de Souza Resende Filho, representando a Secretaria Municipal da Fazenda, Leonardo Colombini; pelo presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues da Silva; pelo presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) 4ª Seção Regional, ex-presidente do CRCMG e detentor da Medalha Mérito Contábil de Minais Gerais, Marco Aurélio Cunha de Almeida; pelo presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon-MG), Mauro Sérgio de Melo, e pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

 

Dando início à solenidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, destacou sua satisfação em participar da solenidade de recondução da presidente Suely Marques, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Tal fato é motivo de orgulho e inspiração para as quase 25 mil profissionais da contabilidade que atuam neste grande estado. Sua recondução à presidência proporciona a grande oportunidade de dar continuidade às iniciativas bem-sucedidas que já estavam em curso. Ao mesmo tempo, amplia o tempo para que novas ideias sejam postas em prática.”, destacou.

Dantas registrou também o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Conselho Diretor e pelos conselheiros da gestão anterior. Em seguida, enfatizou que a contabilidade possui papel estratégico para as nações e que, por meio da geração de informações de qualidade e da atuação em benefício da transparência, os contadores fornecem dados seguros aos mercados, aos governos, aos investidores e à sociedade. “Solidificamos o controle social e, ainda, por meio dos processos de auditoria, elevamos a credibilidade de empresas de diferentes portes. Ao mesmo tempo, a capacidade dos profissionais da contabilidade em interpretar e traduzir a grande massa de dados disponíveis, por meio de ações de inteligência de mercado, posiciona empresas e governos em outros patamares. Precisamos, portanto, tomar posse, de uma vez por todas, dessa confiança atribuída a nós.”, afirmou.

De acordo com Aécio, cada Regional, assim como o CFC, possui papel decisivo na proteção, elevação e projeção da classe contábil. E, para cumprir essas missões com excelência, é preciso que os profissionais se mantenham unidos.

Finalizando, ele apresentou os pilares que vão nortear as ações do CFC no biênio 2024/2025 e destacou que conta com o CRCMG para que a aplicação dessas propostas seja efetiva.

Em seguida, a superintendente-adjunta da 6ª região fiscal da Receita Federal, Joyce Frade Machado, iniciou sua fala destacando a honra de representar a Receita na solenidade e ressaltou a importância da parceria entre o Conselho e o profissional da contabilidade com a Receita Federal.

Ela falou sobre os pontos cruciais da atuação da Receita e lembrou que os profissionais da contabilidade são essenciais na orientação dos contribuintes, garantindo que estejam em dia com suas obrigações fiscais e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do país. “Nossa parceria com o CRCMG é fundamental nesse processo. Juntos, trabalhamos para promover a educação fiscal, a ética profissional e a disseminação de práticas que favoreçam a conformidade tributária. Acredito firmemente nessa colaboração mútua, que é benéfica para ambas as partes, e mais importante, para a sociedade como um todo.”, enfatizou.

Por fim, parabenizou a presidente Suely e todos os membros da nova gestão, e reiterou o compromisso de trabalhar lado a lado com o CRCMG para alcançar os objetivos comuns das entidades.

Na sequência, a presidente reeleita do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira, iniciou seu discurso expressando sua gratidão a Deus por reassumir a presidência do Conselho, cujo trabalho vem alcançando reconhecimento e visibilidade cada vez maiores. “Somente aqueles que têm profundo amor pela profissão conseguem entender tamanha dedicação. Iniciamos este novo ano com o firme propósito de elevar o Conselho a patamares superiores, marcando mais uma gestão do CRCMG, levando em consideração as valiosas lições deixadas por aqueles que nos precederam. Expresso meu maior respeito a cada um deles.”, afirmou.

Segundo ela, no atual contexto, dinâmico e tecnológico, a profissão contábil continua a desempenhar uma função central e estratégica. Além disso, os desafios decorrentes da digitalização dos processos financeiros, da introdução de tecnologias, como inteligência artificial e da análise veloz de dados, apenas realçam a relevância da profissão.

Para Suely Marques, a complexidade das normas contábeis e das regulamentações fiscais torna os contadores figuras centrais quando o foco é garantir a conformidade e a mitigação de riscos. “Em meio a este ambiente desafiador, buscamos estreitar laços com os órgãos governamentais visando aproximá-los da classe contábil, com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais. Esses espaços criados para discussão de temas relevantes constituem-se oportunidades para aquisição de conhecimento e ensejam uma avaliação mais criteriosa das solicitações que são feitas pela classe junto aos órgãos públicos, o que tem levado muitos desses a reavaliar procedimentos adotados, a partir das nossas ponderações.”, afirmou.

A presidente destacou os resultados e as próximas ações das áreas de Desenvolvimento Profissional, Registro e Fiscalização do Conselho, assim como a importância das áreas de Administração, Planejamento e Controle Interno, que refletem a transparência e eficiência de gestão, sendo motivo de orgulho a aprovação, pelo Conselho Federal, das prestações de contas do CRCMG, sem ressalvas. “Com este significativo esforço conjunto de todas as áreas do Conselho, ao longo dos anos, temos alcançado resultados que nos enchem de orgulho, reconhecidos, inclusive, por meio de prêmios, consolidando o protagonismo do CRCMG dentro do Sistema CFC/CRCs.”, lembrou.

Ela enfatizou a criação da área de Assuntos Institucionais, que assume o desafio de aprimorar o relacionamento institucional do Conselho com outras entidades, e ressaltou, ainda, o início da construção do edifício que integrará a sede do Conselho, concebido pelo saudoso presidente Walter Coutinho, visando oferecer uma melhor infraestrutura para as atividades de capacitação, além de se constituir um investimento na melhoria dos serviços profissionais prestados à sociedade e à classe contábil.

Finalizando seu pronunciamento, Suely Marques deu as boas-vindas aos conselheiros, agradeceu e ressaltou o apoio, a competência e a dedicação de cada conselheiro, de cada delegado representante e dos colaboradores que compõem o corpo funcional do Conselho. “Na qualidade de presidente do CRCMG, comprometo-me a dar o meu melhor – atuando com empenho, coragem e determinação para conduzir nosso Conselho a patamares mais elevados, propondo ações e projetos que efetivamente valorizem nossa profissão, ouvindo as necessidades dos profissionais da contabilidade, atendendo-as, sempre que possível, considerando, ainda, as expectativas da sociedade.”, concluiu.

Encerrando a solenidade, foram realizadas a diplomação e as fotos oficiais dos conselheiros efetivos e suplentes e dos membros do Conselho Diretor.