CRCMG marca presença em premiação que destaca NAFs de Minas Gerais

4 de maio de 2026

Por Comunicação CRCMG

No dia 29 de abril, a Superintendência Regional da Receita Federal da 6ª Região Fiscal – Minas Gerais realizou a cerimônia de premiação para os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs). Na ocasião, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) esteve presente, sendo representado pelo vice-presidente de Registro, Sandro Ângelo de Andrade, e pela coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos (GET) de Ensino do CRCMG, Josmária Lima Ribeiro de Oliveira.

A premiação concede certificados nas categorias diamante, rubi, ouro, prata e bronze às NAFs, com base no ranking nacional e no impacto social da instituição no estado, reconhecendo instituições de ensino superior por excelência no atendimento à comunidade e na promoção de ações de cidadania fiscal.

Atualmente, Minas Gerais conta com 112 NAFs ativos. Neste ano, 40 núcleos foram premiados, referente ao ano-base 2025, evidenciando um modelo estruturado de atuação que integra ensino, extensão e impacto social. Esse desempenho é resultado de uma articulação consistente entre a Receita Federal, as instituições de ensino superior e o CRCMG, que tem se posicionado como parceiro estratégico na mobilização das ações, incentivando a participação ativa de suas comissões, representantes e GETs no desenvolvimento de práticas para a cidadania fiscal junto à sociedade. Assim, o Conselho busca atuar de forma direta no estímulo à aplicação de metodologias ativas, promovendo a aproximação entre estudantes, profissionais e a população, com foco no desenvolvimento da cidadania fiscal.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Os serviços são de apoio e orientação e, portanto, não substituem um escritório de contabilidade. Instituições interessadas em aderir ou fortalecer suas ações devem entrar em contato com a servidora da Receita Federal Thays de Brito Penido pelo e-mail [email protected].

 

Em que posso lhe ajudar?