CP CASP define novas ações em reunião de alinhamento

22 de junho de 2022

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP) realizou, nesta segunda-feira (20), uma reunião de alinhamento. O objetivo do encontro foi definir as próximas ações do grupo e os responsáveis por cada iniciativa. A equipe foi transformada em Comitê, em outubro de 2021, após trabalho intenso de convergência das normas do setor público aos padrões internacionais.

Na abertura da reunião, a nova composição do CP CASP foi apresentada aos participantes. Os contadores nomeados para o Comitê exercerão atividades no grupo até 31 de outubro de 2025. O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Wellington do Carmo Cruz, exercerá o cargo de Coordenador Executivo e o Coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Renato Perez Pucci, será o Coordenador Operacional do Comitê.

Os contadores Antônio Carlos Sales Ferreira Júnior, Ayres Fernandes da Silva Moura, Bruno Pires Dias, Felipe Severo Bittencourt, Filipi Assunção Oliveira, Flávio George Rocha, Gabriela Leopodina Abreu, Janilson Antonio da Silva Suzart, Janyluce Rezende Gama, Leonardo Silveira do Nascimento, Lucy Fátima de Assis Freitas, Manuel Roque dos Santos Filho, Patrícia Siqueira Varela, Renato da Costa Usier, Rosilene Oliveira de Souza, Ricardo Rocha de Azevedo e Valmir Leôncio da Silva também fazem parte da equipe.

Durante o encontro, o calendário de reuniões e de eventos do CP CASP para 2022 foi definida. Outro assunto abordado pelos profissionais foi o trabalho de elaboração de resposta ao International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb, na sigla em inglês) sobre os Exposure Draft (ED) 81 e 82.

A agenda ainda inclui a definição das próximas macroações, dos prazos de entrega e dos responsáveis pelas ações. Entre algumas das atividades, estão fomentar a disseminação e a implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP); propor modelos gerenciais de informações contábeis e de custos; participar da elaboração de padrões internacionais e da normatização contábil nacional, entre outras iniciativas.