Contabilidade como instrumento para uma boa governança pública é tema abordado durante a 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

27 de março de 2023

Por Comunicação CFC

A 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, promovido pela Rede Brasil de Governança, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contou com a palestra Contabilidade como instrumento para uma boa governança pública e cases de sucesso (prefeitos), nesta sexta-feira (24), em Belo Horizonte (MG).

Na oportunidade, o conselheiro do CFC, Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, foi o palestrante da tarde e ressaltou as ações de Governança que o CFC tem executado em âmbito nacional.

Bruno Sitonio também deu destaque ao prêmio recebido pela autarquia, tendo alcançado o 1° lugar na avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre governança pública, na categoria Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas – Acórdão TCU 2164/2021 – Plenário.

O conselheiro convidou, ainda, a diretora executiva do CFC, Elys Tevania, ao palco para receber a homenagem em nome da autarquia. Ocasião em que demonstrou os produtos desenvolvidos do Sistema CFC/CRCs, entre os quais estão: Conduta; Gestão de Riscos; Integridade; Governança Digital; Plano Anual de Contratações; Plano de Desenvolvimento de Líderes; Plano de Logística Sustentável; Transparência e e-SIC; Carta de Serviços ao Usuário; Ouvidoria; Lei Geral de Proteção de Dados.

“Em cada prática dos mecanismos de Governança, o CFC possui pelo menos uma norma que o regule. Mensalmente, ao participar das plenárias do conselho, é possível realizar esse monitoramento dos indicadores e de todas essas ações”, concluiu Bruno Sitonio.

Outro destaque da palestra foi a Resolução CFC n.° 1.549/2018, que estabelece, no âmbito do Sistema CFC/CRCs, a Política de Governança e, também, o Processo de Convergência no Setor Público por meio das normas International Public Sector Accounting Standards (Ipsas), fontes normativas internacionais; NBC TSP, convergência e adaptação à realidade brasileira; MCASP, normas para a consolidação das contas da Federação.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível, na íntegra, no canal do CFC no YouTube, para assistir ao conteúdo, basta clicar aqui.