Conselhos de Administração desempenham papel crítico na governança para aumentar a confiança nos relatórios corporativos integrados

3 de junho de 2022

Por Ibracon/IFAC

IFAC lança segunda parte da série de asseguração de relatórios integrados

O Relato Integrado foi adotado por milhares de organizações do setor público e privado em todo o mundo, tornando mais compreensível sua criação de valor e desempenho e comunicando os investidores e demais stakeholders.

Para aumentar a confiança no relatório corporativo integrado, os Conselhos desempenham papel fundamental. Para ajudá-los, a International Federation of Accountants (IFAC) trabalhou em parceria com o Institute of Internal Auditors (IIA) para desenvolver o Executing the Board’s Governance Responsibility for Integrated Reporting – a segunda parte da série de asseguração de relatórios integrados da IFAC.

As responsabilidades do Conselho incorporam várias atividades internas de asseguração em todas as linhas de governança e gerenciamento e apoiam a integridade do relatório integrado e os processos, sistemas e informações subjacentes.

“O anúncio da Fundação IFRS sobre o futuro dos relatórios integrados e do International Integrated Reporting Framework confirma que o International Accounting Standards Board (IASB) e o International Sustainability Standards Board (ISSB) assumirão a responsabilidade pelo framework a partir de julho”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “Dentro da Fundação IFRS, a estrutura será desenvolvida para ajudar as empresas a preparar um relatório integrado e oferecer suporte à conectividade entre os relatórios exigidos pelo IASB e pelo ISSB. Essa parte da série de asseguração de relatórios integrados da IFAC mostra como os Conselhos podem oferecer confiança em relatórios integrados por meio de atividades de asseguração internas e externas coordenadas e conectadas.”

“Como um componente integral da governança organizacional eficaz, a auditoria interna desempenha um papel crítico em incutir confiança, precisão e confiabilidade das informações que formam a base do relatório integrado da organização”, disse Anthony Pugliese, presidente e CEO do IIA.

Acesse o Executing the Board’s Governance Responsibility for Integrated Reporting.