Conexão Contábil Sul: Painel traz os desafios do controle público e alterações legislativas

1 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

O segundo dia de atividades do Conexão Contábil, região Sul, começou na manhã do dia 31/8, com a apresentação do painel: “Desafios do planejamento e do controle público em função do federalismo e das alterações legislativas”, que tratou do monitoramento das contas no país, por intermédio das informações digitalizadas e disponibilizadas pela tecnologia da informação. A importância de análises de dados nos processos de auditoria e controle dos órgãos fiscalizadores também foi destaque nas falas dos palestrantes.

No decorrer do painel, que contou com a mediação do vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador Wellington do Carmo Cruz, esteve em debate como os processos de informatização colaboram ativamente para que os sistemas e fontes de dados estejam ativos, fornecendo sempre informações de qualidade para todos. O contador Moisés Hoegenn foi o primeiro a falar e destacou a forma como os dados podem ser utilizados no processo de alterações legislativas, principalmente no que tange às receitas recorrentes dos entes federativos.

Em um segundo momento, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e contador, Ricardo Rocha de Azevedo, ressaltou a eficácia do processo de informatização e dos sistemas de dados disponibilizados por servidores e entidades, ao citar que o uso atual dos processos informatizados têm possibilitado mais acessos a essas informações.  “Para fins de controle e de monitoramento, a informação digitalizada está sendo muito utilizada, principalmente para quem usa com alta frequência. Com a transmissão de dados e a pronta análise dos sistemas, por meio de critérios já estabelecidos, e a informatização presente desses processos”, explicou.

Azevedo ainda ressaltou que esses processos estão evoluindo em tentativas de acertos e erros. Entretanto, muitas fontes de dados são pouco utilizadas, principalmente no uso dessas informações para controle e fiscalização. Segundo ele, a utilização de dados em Interface de Programação de Aplicação (APIs), por exemplo, poderiam ser utilizados com mais frequência para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados e municípios.

Para colaborar com a sua argumentação, o palestrante utilizou informações de uso das redes sociais dos estados e exemplificou a questão ao falar da informatização dos dados de municípios, que tem crescido nos últimos anos. O professor detalhou como é feita a utilização desses dados pelos municípios, já que não são apenas importantes para a prestação de contas, mas também para atuações em prol de ações que auxiliem no planejamento orçamentário governamental.

Ao final do painel, foi aberto um momento de reflexão e finalização com participação do público presente.

Para assistir à palestra na íntegra, clique aqui.