Conexão Contábil Sul debate contabilidade e a contribuição para a governança corporativa e pública

1 de setembro de 2022

Por Comunicação CFC

O Conexão Contábil, região Sul, acelerou o ritmo de atividades e no segundo painel, desta quarta-feira (31), tratou da “Contabilidade e a sua contribuição para a governança corporativa e pública”, um debate com moderação do contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Para iniciar o painel, o moderador realizou um questionamento sobre qual seria o legado da Contabilidade no fortalecimento dos sistemas de governança. Em seguida, passou a palavra para o primeiro palestrante, Sergio Laurimar Fioravanti, membro do Conselho de Administração e coordenador da Comissão de Estudos de Governança e Compliance do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Fioravanti apresentou os pilares da governança em seus quatro aspectos: transparência; equidade; prestação de contas; e responsabilidade corporativa, e defendeu que não se faz governança sem contabilidade.

Ao destacar as boas práticas de compliance, Fioravanti frisou a colaboração no momento da prestação de contas e no controle de gestão financeira, que favorece a excelência nas demonstrações contábeis, mantendo os padrões éticos esperados.

Dando andamento ao painel, o contador e especialista em finanças e governança, Alexandre Girardi, tratou da governança corporativa e o papel do profissional da contabilidade, ao citar casos práticos que envolvem o alinhamento prévio das informações e das prestações de contas. “Nós, gestores e contadores, temos que ter a certeza de que as operações da empresa estão em compliance. Para isso, é preciso ter políticas internas, matriz de responsabilidade, matriz de riscos ligada a auditoria interna e externa; além da elaboração de relatório de sustentabilidade”, frisou ao falar de algumas práticas no sistema de governança.

Para tratar da governança pública, o painel seguiu com a apresentação do contador Zulmir Ivânio Breda, ex-presidente do CFC e atual membro do grupo de trabalho de criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), que definiu governança pública como um conjunto de boas práticas que envolvem a liderança, a estratégia e o controle, que permitem aos governantes avaliar e direcionar as suas metas e ações.

“A Contabilidade tem muito a oferecer diante das boas práticas de governança na esfera pública, inclusive o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi reconhecido, no último ano, como o conselho com o melhor índice de governança pública de todos os conselhos profissionais do Brasil”, ressaltou Breda. Após detalhar os princípios da governança pública federal, com a apresentação do Decreto 9.203/2017, o ex-presidente do CFC discerniu a esfera privada da administração pública, além de citar o padrão de normas internacionais que tornam cada vez mais assertivos os princípios de governança adotados por inúmeras corporações e entidade no âmbito público e privado.

Para saber mais, assista na íntegra. Clique aqui.